Contra crimes sócio-ambientais: Nota de Repúdio dos Capuchinhos de Minas Gerais

649

Na penúltima sessão dos trabalhos do XIV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais, os frades fizeram memória dos últimos acontecimentos envolvendo a mineração em nosso estado. Em face de tamanha destruição, os frades manifestam publicamente sua indignação e seu comprometimento com a “casa comum”.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas”¹. (São Francisco de Assis)

Nós somos os primeiros interessados ​​em deixar um planeta habitável para a humanidade que nos sucederá. Nunca percam de vista este grande horizonte (Papa Francisco, 04/05/2019)²

Os frades Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais, em peregrinação ao Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, padroeira deste estado, por ocasião do seu XIV Capítulo Provincial, manifestam:

1. O seu repúdio à devastação da Serra da Piedade e seu entorno, patrimônio do povo de Minas, causada pela obra de mineração ali instalada.

2. O seu repúdio aos contínuos crimes humanitários e ambientais, como o rompimento das barragens de rejeitos de Bento Rodrigues, em Mariana, e do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que tiraram a vida de centenas de pessoas, dos rios Doce e Paraopeba, de nascentes e do ecossistema.

3. O seu repúdio à política ambiental em curso no Brasil que, em detrimento do bem comum, privilegia o capital internacional.

4. A sua comunhão com a Arquidiocese de Belo Horizonte, na defesa da Serra da Piedade, arquitetura divina.

5. E assume as exortações da encíclica ‘Laudato si’, do Papa Francisco, como norteadoras de sua ação, no que se refere o cuidado da criação.

Belo Horizonte, 25 de julho de 2019, seis meses depois do crime sócio-ambiental da Vale na Região do Paraopeba.

Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais

 

Saiba mais, leia o artigo “Uma tragédia anunciada: crime e indignação”

Fonte: Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui