Regional CFFB AL realiza Encontro Inter-religioso

713

Encontro inter-religioso da CFFB AL em comemoração aos 800 anos do Encontro de Francisco com o Sultão.

O Regional Alagoas da CFFB, realizou nesse sábado 27/07/2019, o Encontro Inter-Religioso em comemoração aos 800 anos do Encontro de São Francisco com o Sultão Al-Malik Al-Kamil, em Damieta, Egito.

O coordenador regional Flávio Martins, fez a abertura saudando a todos os presentes e na oportunidade foi lida a mensagem enviada pelo presidente e pela vice-presidente da CFFB.

Em seguida houve um momento de mística inicial, conduzida pelo irmão Zennus Dinys, OFS e consequentemente, a Irmã Daniele Sousa, CFA fez a reflexão sobre o tema do Encontro. Após houve um caprichado lanche oferecido aos presentes.

No retorno às atividades a mesa de diálogo foi composta com a presença de representantes religiosos: mulçumanos, judeu, pastor batista, kardecista, candomblé, frade capuchinho. A moderação da mesa ficou sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Vicente da UFAL.

O tema central foi: São Francisco homem de diálogo, respeito e abertura ás religiões. Cada participante da mesa, teve 10 minutos para apresentar uma reflexão sobre sua religião e a experiência de dialogar com outros irmãos e irmãs de credos diferentes.

Ressaltamos aqui a fala do pastor batista, que em sua explanação deu ênfase aos desafios que vivemos atualmente com a cultura do ódio, do desrespeito e da intolerância do atual governo brasileiro contra índios, negros, pobres e LGBTs, o mesmo usou de uma sabedoria e firmeza em seu discurso, integrando fé, respeito e carinho a todas as religiões e questões sociais atuais. Foi muito aplaudido.Na platéia estavam presentes irmãos e irmãs da OFS, Irmãs Franciscanas do Amparo e convidados.

Para finalizar o Encontro, os representantes religiosos, agradeceram a oportunidade que a CFFB AL realizou e desejaram que hajam outros momentos como esse para estarem juntos, dialogando e refletindo sobre o que os unem.Em nome da CFFB AL, o coordenador entregou a cada membro da mesa uma lembrancinha, em agradecimento pela disponibilidade de cada um. A Faculdade UNINTER ofereceu para todos os participantes livros voltados para a teologia, filosofia e questão de gênero. Para concluir o Encontro foi tirada a foto oficial.

Agradecemos a Deus, essa feliz iniciativa e o apoio que recebemos da Faculdade Uninter em nos ceder o auditório, e ao Frei Éderson Queiroz, OFMCap e a Irmã Cleusa, CFA pelo apoio.

A cobertura do Encontro foi realizada pela PASCOM da Arquidiocese de Maceió.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui