Coronavírus, Celam: “Apoiamos os povos da Pan-Amazônia”

526

Diante da grave situação que os povos da Amazônia enfrentam com a difusão da Covid-19 no território, a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) publicou, nesta segunda-feira (18/05), no site do organismo, uma mensagem intitulada “Em tempos de pandemia, apoiamos o povo da Pan-Amazônia”.

Os bispos da América Latina e Caribe estão preocupados, pois foram registrados quase 70 mil casos da Covid-19, em 16 de maio, e mais de 4 mil mortes em toda a Amazônia. A situação na região tornou-se ainda mais difícil devido à falta de infraestruturas de saúde, pobreza e vulnerabilidade, principalmente dos povos indígenas.

No texto, o Celam pede aos governantes da região da Pan-Amazônia para estabelecerem estratégias imediatas a fim de mitigar o grave impacto que a pandemia está causando sobre os habitantes do território e cumprirem plenamente as normas, acordos internacionais e convenções de que são signatários, para oferecer uma resposta efetiva em relação aos direitos humanos das populações mais vulneráveis e atenção especial aos povos indígenas.

“Equipar clínicas e hospitais com suprimentos e meios suficientes para cuidar dos pacientes mais graves é uma questão urgente que não deve esperar”, ressalta a mensagem do Celam.

Os prelados também se dirigem aos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e aos agentes pastorais para encorajá-los nesses dias difíceis. “Reconhecemos a coragem com a qual vocês continuam próximos e acompanham o seu povo com gestos concretos de caridade e também levantando sua voz em defesa das pessoas que pedem ajuda e atenção. O acompanhamento e a resposta organizada da REPAM é um fator que traz esperança nestes tempos críticos”, lê-se ainda na mensagem.

O Celam pede à Comunidade internacional para que direcione o seu olhar e sua ajuda a essas comunidades que habitam a região da Pan-Amazônia a fim de que possam resistir e superar a pandemia.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui