“A sabedoria dos povos nativos da Amazónia inspira o cuidado e o respeito pela criação, com clara consciência dos seus limites, proibindo o seu abuso. Abusar da natureza significa abusar dos antepassados, dos irmãos e irmãs, da criação e do Criador, hipotecando o futuro” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Pós Sinodal, Querida Amazônia).
Em meio a tantos assédios, ameaças, destruição dos povos e bioma da Amazônia, os povos originários e as comunidades tradicionais a partir seu estilo de vida, definido como “bem viver”, caracterizado pela conectividade e harmonia de relação com a água, com o território, a natureza, a vida comunitária, a cultura, com Deus e as diferentes forças espirituais.
Nesta reflexão nos acompanharão o filósofo, teólogo e ambientalista Leonardo Boff, que fez parte, dentre outros, da equipe de redação da “Carta da Terra” e tem acompanhado tantos movimentos e militantes na defesa dos direitos dos pobres e da mãe terra, e o Procurador Regional da República, Felício Pontes que, a partir do Sínodo para Amazônia vem formulando e aprofundando os Direitos da natureza.
Ambos têm acompanhado a luta das comunidades excluídas, em seus territórios ameaçados que clamam por justiça e resistem, com seu estilo de vida alicerçado no “bem viver”, sendo portadores de esperança para a humanidade.
Sinta-se convidada, convidado a participar desta Live.
Dia 21 de julho às 19h30 em https://www.facebook.com/CustodiaFranciscanaSaoBeneditoDaAmazonia