Dia de abertura do Capítulo Geral

957

 

116 lideranças e delegados da Ordem dos Frades Menores reunidos hoje no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, para celebrar a diversidade de nossa fraternidade e a profundidade da vida evangélica, inspirados no versículo bíblico: «Levante-se … e Cristo te iluminará”(Ep. 5:14). Somos a única Ordem Religiosa que conseguiu realizar um Capítulo Geral durante este tempo de pandemia; e é a primeira vez na história que o OFM celebra um Capítulo Geral na casa de nossos irmãos Capuchinhos OFM.

Na Missa de abertura, o Ministro geral, Frei Michael Perry, falou sobre o significado mais profundo de um Capítulo: “Viemos a este evento sagrado do Capítulo Geral para entrar no mesmo tipo de experiência de que fala São Paulo em sua carta às comunidades cristãs mistas, judeus e gentios, em Éfeso, uma experiência de cura, de reconciliação, de ir além de nós mesmos, de recomeçar como membros do único Corpo de Cristo”. Após a Missa de Abertura, foi realizada uma Cerimônia de Abertura ao lado da Plaza Mayor de San Lorenzo, com vista para as duas cruzes centrais que simbolizam a Cruz de Cristo e a Cruz de Francisco.

Após a votação nominal e o juramento dos oficiais, reuniram-se as 12 Conferências da Ordem, seguindo-se a eleição dos moderadores e a nomeação dos escrutinadores. Os moderadores do Capítulo geral de 2021 são Frei Cesare Vaiani (língua italiana), Frei Manuel Corullón (língua espanhola) e Frei Aidan McGrath (língua inglesa).

Finalmente, Frei Carlos Salto, presidente de nossa Comissão SWOT, fez uma apresentação das análises dos relatórios das Conferências sobre as Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças que a Ordem vive hoje em nossas presenças, ministérios e missões no mundo. Uma constatação comum da maioria das Conferências é que nós, irmãos, precisamos crescer na busca ativa da vontade do Senhor com fidelidade e integridade, na abertura e na solidariedade uns com os outros como irmãos menores, e na atenção para ouvir verdadeiramente o mundo que nos rodeia.

Em suma, como resume Frei Michael, “a realidade da Ordem não é muito diferente da situação das comunidades cristãs de Éfeso. Também experimentamos muitos desafios, consequência da grande diversidade presente na vida da Ordem: ideológica, espiritual, socioeconômica, clerical / secular, heterossexual /homossexual, cultural, geográfica, racial, de castas, de região, etc. O apelo à conversão que Paulo anuncia aos crentes … que só quando reconhecemos e aceitamos a nossa fraqueza, a nossa incompletude, quando despertamos a necessidade de abrir a nossa vida à diversidade das experiências presentes na comunidade dos crentes, presentes nas nossas fraternidades locais na Ordem, e deixamos esta diversidade enriquecer a nossa vida humana e espiritual, só então chegaremos à experiência de ser “edificados juntos na morada de Deus no Espírito” (Ep. 2:22). O Espírito estará presente, impulsionando-nos e ajudando-nos sempre a “seguir o ensinamento e as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo …” (RnB 1) juntos como irmãos no caminho da vida.

Texto e imagens da Equipe do Capítulo Geral (http://ofmcapgen2021.org/en/)

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui