Encontro anual do MESCE

2108

A Missa anual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) com o arcebispo será realizado no próximo sábado, dia 25/11, às 09h30, na Catedral Metropolitana de Brasília.

A celebração será presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, e concelebrada por dom Marcony Ferreira, bispo auxiliar e referencial para o MESCE, e pelo padre João Firmino, pároco da Catedral.

Durante o encontro, haverá ainda a concessão dos mandatos para os novos MESCE.

Atualmente, a Arquidiocese de Brasília conta com 5.155 MESCES com mandatos até dez 2018, que atuam em todas as paróquias do Distrito Federal.

A atividade desempenhada pelo MESCE é a distribuição da Sagrada Comunhão dentro da Celebração Eucarística e para os doentes em suas residências ou hospitais. Podem ainda exercer outras funções de acordo com as necessidades e solicitações e autorizações do pároco e determinações da Arquidiocese.

A indicação do candidato ao MESCE pode ser feita pela comunidade ou diretamente pelo pároco. Em seguida, o candidato deve se apresentar ao arcebispo, além de se encaixar nos requisitos, como pede as Diretrizes Gerais para o reto desempenho do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística e outros documentos da Igreja.

Após aceitar o convite, os candidatos apresentados devem frequentar a preparação exigida pela Arquidiocese, sem a qual não poderão exercer a função de MESCE. Os cursos de formação do MESCE deverão ocorrer nos meses de Março e Setembro de 2018.

Geralmente, o curso é realizado em três dias, em fins de semanas alternados. No quarto dia acontece a Missa de Investidura onde o futuro ministro recebe as vestes e o mandato e a partir daí pode exercer o trabalho como Ministro da Eucaristia.

 

Memória

No dia 16 de janeiro deste ano faleceu o Sr. Cícero Costa Sá, que na época era coordenador do MESCE.

Cícero faleceu no Hospital Universitário de Brasília (HUB), onde estava internado desde a última semana de dezembro de 2016. A causa da morte não foi divulgada. O sepultamento ocorreu no dia 17/01, às 17h.

A Igreja de Brasília é grata pelo serviço e pela dedicação durante todo o tempo em que o Sr. Cícero esteve, com a esposa Fátima, à frente do MESCE.

 

Informações:
MESCE
Local da Missa: Catedral Metropolitana de Brasília
Email: mesce@arquidiocesedebrasilia.org.br / helcioabreu@brturbo.com.br  / fabiolaferreira.2810@gmail.com
Por Gislene Ribeiro

Fonte: http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/noticias.php?cod=5979

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui