São Nicolau Pick

1119

Sacerdote e mártir en Gorcum, da Primeira Ordem (1543-1572). Canonizado por Pio IX no dia 29 de junho de 1867.

As guerras religiosas do século XVI provocaram muitos mártires. Entre os 19 santos mártires que foram enforcados, a 9 de Julho de 1572, em Brielle, junto ao rio Mosa, na ilha de Voorne (Holanda do Sul), estava Nicolau Pick. Na maior parte, vinham da cidade vizinha de Gorcum.

Nicolau Pick nasceu em Gorcum no dia 29 de agosto de 1543 de família nobre, filho de João e Érica Calvia. Seu pai era apegadíssimo à fé católica e em várias circunstâncias se distinguiu por seu zelo contra os erros do calvinismo que invadia a Holanda. O futuro mártir foi enviado a estudar em um colégio em Bois-le-Duc. Apenas havia terminado os estudos pediu e foi aceito na Ordem dos Frades Menores, recebeu o hábito, fez o noviciado, professou e logo foi enviado à célebre universidade de Lovaina, para completar os estudos de Filosofia e Teologia, merecendo os mais altos elogios de seus professores, em especial do reitor, Padre Adan Sasbouth.

Em 1558, foi ordenado presbítero. De imediato se dedicou à pregação da mensagem evangélica, recorrendo às principais cidades da Holanda e Bélgica, combatendo em todas as partes as heresias, fortalecendo os fiéis na fé católica, reconduzindo a Deus uma verdadeira multidão de pecadores e à Igreja Católica muitos calvinistas. Por todos, era estimado e venerado como autêntico apóstolo de Cristo. Foi eleito guardião do Convento de Gorcum.

Em Junho de 1572, os calvinistas, adversários dos espanhóis, tomaram Gorcum, invadindo o convento dos franciscanos.

A 5 de julho, veio uma ordem do almirante supremo, Barão de Marck, de transferir os presos para Brielle. Lá desembarcaram às 7 horas, seminus, e foram objeto chacotas da população. Depois, jogaram e prenderam eles num calabouço subterrâneo, pouco iluminado, pouco ventilado e cheio de imundícies. Ouviam-se ministros protestantes falar de libertação possível, para quem renunciasse ao dogma da presença real na Sagrada Eucaristia.

Os religiosos persistiram com coragem na verdadeira fé, foram sujeitos a cruéis sofrimentos. Finalmente morreram enforcados, tendo seus corpos totalmente esquartejados. Foram 19 as vítimas: onze franciscanos, em particular o guardião do convento de Gorcum, Nicolau Pick, que não tinha ainda 38 anos. Foram beatificados em 1675 e canonizados em 1867.

Referência: “Santos franciscanos para cada dia”, edizioni Porziuncola

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui