Encontro de coordenadores(as) regionais da CFFB – 2018

583

Aconteceu em Brasília, entre os dias 15, 16 e 17/06, o encontro de coordenadores (as) regionais da CFFB – 2018. O encontro teve início no dia 15/06, com uma calorosa acolhida e um delicioso jantar. No dia seguinte 16/06, o encontro começou da melhor maneira possível, com uma belíssima e rica Celebração Eucarística, presidida pelo nosso querido Frei Éderson Queiroz, OFMCap.

Demos início as atividades após o café da manhã, com a animação do Frei Zilmar Augusto Moreira de Oliveira, CFSCJ. Participamos de momentos de reflexão, ministrados por Irmã Cleusa Aparecida Neves,FNSA e Frei Éderson, referente ao ano do laicato. Fomos provocados (as) a refletir sobre, como ser luz e sal da terra na igreja nos tempos de hoje. Frei Éderson falou sobre como enfrentar o clericalismo na igreja, para que o protagonismo dos leigos possa avançar, fomos divididos em dois grupos para refletir a cerca dessas temáticas. Onde pôde ser constatado que, o leigo tem um papel extremamente importante principalmente na continuidade do carisma franciscano. As vocações estão diminuindo, falta acolhimento da parte dos consagrados(as) para com os leigos. Contatou-se que, em pouco tempo, quem sustentará o carisma de Francisco, serão os leigos.

É preciso resgatar as origens, focar em ajudar e acolher o próximo, sem distinção, pois, são Francisco de Assis via a todas as criaturas , como irmãos e irmãs. De acordo com (Frei Éderson), é preciso resgatar a palavra LEIGO de uma forma positiva, bem diferente daquela que vimos nos dicionários.

Após essas reflexões e um intervalo para o almoço, retornamos com apresentação dos Regionais coordenado pelo Nivaldo Moreira da Silva – OFS sobre os desafios em suas regiões e os avanços . A maioria deles apontaram como dificuldade o entrosamento e participação de religiosos/as Franciscanos/as, principalmente os da 1ª ordem. . É preciso acolher com bondade disse (Frei José  Longarez, OFM Cap – SP), (Frei Christian- MG) concorda que a falta de contato dos frades para com os leigos e uma das causas para a redução das vocações religiosas.

No 3º e ultimo dia de encontro 17/06, iniciamos a manhã novamente com uma maravilhosa Celebração Eucarística, dessa vez presidida por Frei Longarez. Após a celebração tivemos um delicioso café da manhã. Em seguida foi dado continuidade nas apresentações dos Regionais, Frei Ederson fez uma ressonância do Capitulo das Esteira e apresentado a programação da CFFB  para 2018 e 2019 O CERNEF , Experiência de Assis, Curso de Cantos Franciscanos, SAV Franciscano, Assembleia Nacional de 2019,  Santoral Franciscano e a proposta da nova estrutura do serviço da comunicação. Encerramos nosso maravilhoso encontro, com um saboroso almoço.

A Família desde já agradece a participação dos que puderam vir, espera que no próximo encontro possam estar presentes aqueles que por algum motivo não puderam estar conosco.  Que São Francisco e Santa Clara, continuem a nos inspirar e fortaleça nossa fraternidade cada dia mais.

 

 

 

 

 

 

Abraços Fraternos e até a próxima!!!

Texto: Janaina de Sousa Oliveira

Revisão de texto: Irmã Márcia Regina Munari

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui