Família Franciscana convida para o lançamento do livro “Francisco de Assis: um itinerário de conversão e vivência do amor”

908

É com imensa alegria que apresentamos ao público franciscano e a todos os interessados o livro: Francisco de Assis: um itinerário de conversão e vivência do amor, fruto de estudo e pesquisa realizados na Itália, terra de origem do santo de Assis, fundador do movimento franciscano.

Com este livro, desejamos oferecer aos leitores, subsídios para compreender e aprofundar sobre a Terceira Ordem Franciscana, tanto regular quanto secular, um texto que passeia pela história, recupera a origem e chega aos nossos dias.

A Terceira Ordem Franciscana, inicialmente fundada para pessoas leigas, sedentas de viver o espírito de Francisco de Assis, tornou-se a origem e o berço de muitas congregações religiosas franciscanas, femininas e masculinas, hoje espalhadas no mundo inteiro.

A riqueza do movimento franciscano, fundado por Francisco de Assis, no período medieval, tem suas raízes no mundo bíblico, perpassando os primórdios da Igreja e do movimento penitencial anterior a São Francisco. Isso serviu de base para a espiritualidade franciscana, especialmente no que tange à mudança constante de vida e à vivência no amor.

A leitura da presente obra tende a instigar a compreensão da espiritualidade franciscana, dos valores e aspectos específicos da Terceira Ordem. Ao mesmo tempo, recuperamos pontos comuns entre as diferentes Ordens da Família Franciscana, o que confirma a dimensão de unicidade dada por Francisco de Assis, sem, contudo, pensar em uniformidade.

Essa reverência de Francisco de Assis a toda criação ao ponto de acolher a todos e chamá-los de irmãos confirma o olhar sempre integrador de todo franciscano e ao mesmo tempo é um desafio para o nosso tempo que nos leva à conversão e ao amor sempre de novo.

O estudo, a reflexão e a discussão do conteúdo desta obra farão com que conheçamos e aprofundemos a riqueza própria da Terceira Ordem Franciscana, com um desejo genuíno. O conteúdo, portanto, será de especial ajuda às pessoas em diferentes etapas de formação franciscana, possibilitando uma visão global. Assim, recomendamos o uso deste material na formação inicial e permanente, pela compreensão quanto aos valores não só testemunhados, mas também vividos por Francisco de Assis e como servem de resposta, no presente e suas às inquietações, por intermédio da Terceira Ordem Franciscana.

De posse dessas informações, podemos assegurar um conhecimento mais amplo sobre a missão da Terceira Ordem Regular e Secular no mundo, na expectativa de que sirva de estímulo à vida e ao testemunho de valores perenes no mundo atual.

Os rodapés do livro, escritos em língua italiana, mantêm o original e facilitam, por conta disso, pesquisa posterior ou complementar, haja visto que, o livro nasce de um trabalho realizado na Pontificia Università Antonianum e possibilita conhecer o mundo comum e diferente da Terceira Ordem Franciscana Regular (TOR) e Secular (OSF), um valioso percurso histórico, legislativo e espiritual de oitocentos anos, graças a São Francisco de Assis, cujo modo de vida é sempre atual e exemplar em nosso tempo.

O livro está sendo publicado pela Editora UFN, da Universidade Franciscana – UFN, Rua dos Andradas, 1614, Centro – Santa Maria, RS — CEP 97010032. Site: https://www.ufn.edu.br

O Lançamento do Livro Francisco de Assis: um itinerário de conversão e vivência do amor será online no dia 03 de julho de 2021, às 15h, pela plataforma do youtube.

Ir. Dirce Margarida Limberger, FPCC
Província do Imaculado coração de Maria, Santa Maria – RS
Atividade atual: 1ª conselheira Geral – Roma
Autora do livro

Ir. Liliane Alves Pereira, FPCC
Drª. Enfermeira e Professara da UFN
Organizadora do livro

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui