Frades da Conferência Brasil e Cone Sul e da Cúria Geral se reúnem em Brasília para pensar formas conjuntas de ação

247

As secretarias de Formação e Estudos, Evangelização Missionária e os Animadores de JPIC da Ordem e da Conferência Franciscana Brasil e Cone-sul, estiveram reunidos na cidade de Brasília (DF)  nos dias 27 e 28 de janeiro de 2023 no Instituto Bíblico de Brasília. O encontro presencial foi aberto com a celebração Eucarística presidida por Frei Daniel Rodrigues Blanco e Frei Francisco Gómez Vargas.

Após a celebração, os frades iniciaram a pauta do primeiro dia, a saber: partilha dos planos de trabalho das secretarias gerais de Evangelização missionária (Frei Francisco Gómez), Formação e Estudos (Frei Darko Tepert) e Animação de JPIC (Frei Daniel Rodrigues). Cada um desses serviços expôs, de forma objetiva, suas esperanças, desafios e sonhos para a animação fraterna na Ordem, bem como as esperanças, desafios e sonhos da Ordem para a Conferência Franciscana Brasil e Cone-sul.

Na segunda parte do primeiro dia de trabalho, os representantes das secretarias de Formação e Estudos (Frei Fernando Ferrari), de Evangelização Missionária (Frei Edgar Alves) e Animadores de JPIC (Frei Marx Rodrigues dos Reis) da Conferência Franciscana Brasil e Cone-sul, foram convidados a expor para a assembleia seus planos de trabalho e seus sonhos e esperanças que foram construídos durante a primeira Assembleia da Conferência que aconteceu em  março de 2022 na cidade de São Paulo (SP). Ainda na tarde do dia 27, as Províncias e Custódias que compõem a Conferências foram convidadas a apresentar três esperanças e três desafios nos campos da Formação e Estudos; Evangelização Missionária e Animação de JPIC. Já no fim do primeiro dia de reflexão, os frades fizeram um momento de síntese de todos os assuntos discutidos durante o dia. As atividades desse dia terminaram com a oração das vésperas seguida de um momento de recreio fraterno.

Iniciamos os trabalhos do dia 28 com a Celebração Eucarística presidida por Frei Fernando Aparecido dos Santos e concelebrado por Frei Edgar Alves. Terminada a celebração, a assembleia se reuniu para ouvir e conversar sobre as colocações postas pela UCLAF, que se reuniu na cidade de São Paulo (de 22 a 27 de janeiro de 2023). Frei Fernando, vice-presidente da Conferência Franciscana Brasil e Cone-sul, expôs de maneira objetiva os anseios colocados pelos Provinciais reunidos na UCLAF. Esse momento de partilha, que nos proporcionou Frei Fernando, somou com o que já havíamos refletido no dia anterior.

Depois desse momento, os frades se dividiram por serviço (Formação e Estudos, Evangelização Missionária e JPIC) para pensar formas conjuntas de ação e de trabalho em nossas Fraternidades. Cada grupo pensou e construiu, a partir de sua forma de ver, caminhos de integração entre as secretarias e JPIC. Na parte da tarde do dia 28, os frades presentes se dedicaram a fazer uma síntese dos caminhos de integração proposto por cada secretaria e pelo serviço de JPIC. Nossas atividades encerram com a celebração das Vésperas.

Ainda nesse tempo, os frades animadores de JPIC, os Secretários de Evangelização Missionária e os Secretários de Formação e Estudos puderam gozar da alegria do encontro fraterno e da troca de experiências fraternas e missionárias. Peçamos a Virgem dos Anjos que nos abençoe e nos conduza nas esperanças, desafios e sonhos discutidos nesses dias!


Frei Jhonatan de Jesus Luiz, ofm, animador de JPIC da Província Santa Cruz

Fonte: franciscanos.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui