Neste ano jubilar, a Província dos Frades Menores do Maranhão e Piauí se alegra pelos 40 anos de presença franciscana na Cerâmica Cil, periferia da cidade de Teresina–PI. A vasta programação, iniciada com missa de abertura em fins de 2023, contemplou inúmeras atividades: peregrinação da Santa Cruz dos Milagres, Festejo temático em julho, missa com o Arcebispo Dom Juarez Marques, dentre outras. Como parte dessa grandiosa festa, a Fraternidade dos frades franciscanos “Lar São Francisco” recebeu uma Moção de Louvor em Sessão Solene realizada no Legislativo Municipal, no dia 18 de setembro de 2024. Na oportunidade, Frei Miguel Kleinhans OFM, missionário alemão, que há mais tempo reside em Teresina, recebeu Título de Cidadão, pelos relevantes serviços pastorais prestados ao povo e pela contribuição intelectual que dispõe através de seus livros e de sua docência no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI.
A Moção de Louvor é uma espécie de requerimento em que a Casa Legislativa intenciona manifestar publicamente apoio a um fato ou instituição de preponderância. Neste caso, toda a Ordem dos Frades Menores, presente naquela região através da fraternidade que lá reside, foi agraciada com essa distinção, em que foi devidamente reconhecido que a presença dos franciscanos trouxe benefícios não somente no âmbito religioso, mas também cultural e social.
Igualmente, Frei Miguel Kleinhans OFM, que destes 40 anos de presença esteve por muitos anos residindo naquela residência missionária, prestando auxílio e desenvolvendo com grande ardor e disponibilidade seu ministério sacerdotal, recebeu a honraria de tornar-se Cidadão Teresinense, evidenciando que a cidade a quem ele nutre grande amor, agora lhe acolhe como filho legítimo.
Miguel Kleinhans nasceu no dia 17 de março de 1958, em Büren, na Alemanha. Entrou na Ordem dos Frades Menores no dia 09 de outubro de 1977, professou seus votos perpétuos em 03 de outubro de 1982 e foi ordenado sacerdote no dia 13 de outubro de 1984. Enviado ao Brasil como missionário, chegou nestas terras no dia 04 de fevereiro de 1986. Realizou diversos trabalhos no Maranhão e Piauí, com intensa caminhada junto as Comunidades Eclesiais de Base (CEB´S), na pastoral paroquial e desde fevereiro de 1989 na formação dos jovens Frades Menores. Atualmente é conferencista, pregador de retiros, formador dos frades de profissão temporária, orientador espiritual e Vigário Provincial (Vice Provincial), da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção.
As proposições foram de autoria do Vereador Paulo Lopes, católico engajado, que ao tomar conhecimento da história de trabalho dos frades, sensibilizou-se e decidiu formalizar estes requerimentos, que foram aprovados por unanimidade pelos vereadores que possuem assento na Câmara Municipal. Paulo Lopes esteve presente na fraternidade para realizar uma visita de cortesia aos frades, bem como ver de perto a realidade formativa e paroquial que ela abrange.
Todo o povo de Deus esteve presente e participou ativamente da Solenidade. Além dos frades, puderam fazer uso da palavra, leigos de relevância: Francinete Sousa Lima – Representando a Comunidade Paroquial da Cerâmica Cil; Gilvaneide Rosa – OFS; Eneida Lustosa – Comunidade Terapêutica “Fazenda da Paz”. Em seu discurso, Frei Miguel citou que nenhum reconhecimento aos frades seria possível se não houvesse a presença amiga e consciente dos leigos e benfeitores.
É importante ressaltar que tais honrarias não se direcionam somente àqueles que residem atualmente naquela fraternidade, mas a toda Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção–MA/PI e a todos os frades que por lá estiveram e fizeram parte destes 40 anos. Deus seja bendito pela vida e missão de nossos irmãos!