Carta
Nós, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, reunidas em assembleia anual nos dias 24 a 27 de outubro passado, anunciamos a abertura do ano capitular. Definindo tema
e lema que nortearão a caminhada para o próximo quadriênio.
Ficou assim definido:
TEMA: Memória! Mística! Profecia!
LEMA: De Betânia para o mundo, anunciando o Reino, com alegria e esperança.
O capitulo geral será realizado no período de 17 a 24 de outubro de 2025, na Betânia
Nossa Senhora Aparecida, Centro de Formação Madre Celina, em Porto Alegre – RS – Brasil.
Teremos como assessor Dom Cleonir Dalbosco, OFMCap.
O Capítulo é um acontecimento eclesial que expressa a unidade espiritual e corresponsabilidade de toda a congregação, celebra a vida e a missão da mesma e alimenta a comunhão entre as irmãs (cf.CC 139)
Ao iniciar o ano capitular convidamos a todas/os para se unirem em prece conosco, neste
tempo de graça e conversão. Agradecermos a Deus Trino por todo o bem vivido e realizado.
Unidas a Nossa Senhora Aparecida continuaremos como Betânia para o mundo anunciando o Reino, com alegria e esperança. Este é o tempo para fazer memória da história congregacional nestes quase cem anos de existência, intensificar a mística Franciscana Aparecida e anunciarmos o reino com profecia, alegria e esperança.
Continuaremos numa inserção sempre renovada, sendo Betânia, casa da acolhida,
peregrinas e itinerantes, artesãs do cuidado, caminhando com a Igreja em saída, comprometidas com os que são excluídos, defendendo a vida onde ela se encontra ameaçada, isto é, “ nos porões onde ninguém se acotovela” (cf. Me. Clara)
Caminhemos em atitude de escuta e diálogo, atentas aos apelos do Divino Hóspede,
inspiradas por Maria que orienta “Fazei tudo o que Ele vos disser. ” (Jo 2, 5). Tenhamos um
coração sensível à realidade do tempo, capaz de amar e discernir o que é o melhor, pois quando a vida e a missão passam pelo coração, há transformação e conversão. Um coração que transforma o pensamento em ação faz com que Deus apareça e o “temível eu” desapareça. Sendo assim, a Palavra se torna carne e dá fruto que permanece para sempre. O Papa Francisco convida a deixar que todas as atitudes e ações passem pelo coração.
A preparação capitular é o advento oportuno da peregrinação para a interioridade
pessoal e congregacional, momento para rever as atitudes pessoais no cultivo das relações
fraternas, a vida espiritual, a memória congregacional e a expansão missionária. Cada Irmã e pessoa que adere ao carisma o faz para o anuncio do Reino e a defesa da vida. A consagrada é convidada a ir além dos desejos e interesses pessoais. É consagrada ao Senhor para fazer o que Ele diz, estando aos seus pés para a escuta profunda, servindo-O para que a vida seja defendida, acolhendo-O, como protagonista que abre a porta da casa ao Divino Hóspede e lhe oferece o melhor.
É o tempo para fazer do sacrário, com novo fervor, o centro de nossa vida e de toda a nossa ação (Cf. DE 52). Espaço este onde o coração fala ao coração do Criador e sabe respeitar e acolher toda a criatura, cuidar da Casa Comum. O Capítulo nos ajuda dar continuidade ao ideal fundacional de forma atualizada, interdependente e comprometida com a causa do Evangelho.
Que a Divina Ruah seja o sopro fecundo, que dá vida aos ossos ressequidos. (Cf. Ez
37,1-14) E que Maria Santíssima oriente o processo que move nosso coração nas definições
capitulares.
Irmã Iriete Ignez Lorenzzetti
Ministra Geral