Frei Michael pede que frades rejeitem mentalidade clericalista

Notícias

Frei Michael pede que frades rejeitem mentalidade clericalista

Na apresentação do Relatório do Ministro Geral ao Capítulo, Frei Michael Perry falou das realidades e orientações da Ordem hoje e compartilhou seu sonho de uma Ordem fraterna e vital, que promova uma profunda transformação humana, espiritual e social, e que responda ao grito dos pobres e ao grito do planeta.

O Ministro Geral também falou apaixonadamente da necessidade de que nossa Ordem retorne ao modo fraterno original de nosso fundador, e de que os irmãos rejeitem o poder e o privilégio de uma mentalidade clericalista e, em seu lugar, vivam como irmãos menores em oração e missão. Insistiu muito na necessidade de acesso comum a recursos e tratamento igual para todos os irmãos, começando pela aplicação geral de termos mais franciscanos, como “Casas de formação Inicial” em vez de “Seminários” e “Irmãos” em vez de “Padres e Irmãos”.

Além das recomendações do relatório publicado pelo Ministro Geral, Frei Michael destacou a importância da comunicação aberta e do diálogo fraterno entre os irmãos em todos os níveis, e de assegurar que os mandatos do Capítulo sejam aplicados especialmente em nível local.

O desafio do Ministro Geral a todos os irmãos é que todos examinemos nossa vocação hoje, e possamos discernir e traçar o curso de nossa vocação amanhã, para sermos fontes de inspiração, alegria e esperança. Isso inclui estar dispostos a olhar para a realidade ao nosso redor com honestidade, a viver nossa identidade evangélica com autenticidade e a guiar-nos pela fé mais que por medo de tomar decisões proféticas. Especificamente, o desafio inclui a integração da fé e da caridade na vida fraterna cotidiana e na projeção pastoral criativa, que une a Formação, a Missão e a Evangelização, e a JPIC de forma holística.

Como parte de sua apresentação, o Ministro Geral convidou Frei Jaime Campos, diretor do Escritório Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação, para compartilhar sobre os desenvolvimentos de JPIC que são parte integral da vida da Ordem. Isso inclui um centro de formação on-line da Laudato Si’ e a animação de várias iniciativas de JPIC. Frei Jaime enfatizou a necessidade de aprofundar o estilo de vida profético e a identidade carismática da Ordem, com um diálogo permanente em espírito de sinodalidade. Como parte de sua comunicação e compartilhamento de recursos com a Ordem em geral, o Escritório Geral tem seu próprio site em www.ofmjpic.org, assim como o site Revolution Laudato Si’ em www.laudatosirevolution.org.

Os capitulares se reuniram em pequenos grupos de discussão para compartilhar suas respostas ao Relatório do Ministro Geral, e também trabalharam em grupos linguísticos sobre as diretrizes para a Ordem hoje, que encontra seu sentido e direção em Cristo, para a vida do mundo.

Textos e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Leia também