Irmão da OFS é co-autor de livro sobre a Economia de Francisco e Clara

1227

Márcio Bernardo de Oliveira Ramos atualmente está como Coordenador Nacional da Comunicação da Ordem Franciscana do Secular do Brasil.

CFFB: Como surgiu a ideia de lançar o livro sobre a Economia de Francisco e Clara? É um projeto com parcerias?

O livro surgiu da necessidade de apresentar às crianças e aos adolescentes, de forma lúdica e empolgante, a nova economia proposta pelo Papa Francisco, no intuito de difundir os ensinamentos e princípios de um modelo econômico mais justo, solidário e democrático para as comunidades e diferentes territórios, visando à mudança do paradigma capitalista predatório.

Essa iniciativa foi articulada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Arquidiocese de Belo Horizonte) e o Grupo de Reflexão e Trabalho (GRT) da PUC Minas, em parceria com a Editora PUC Minas e a Editora Paulus. Está de acordo com a convocação do Papa Francisco para jovens economistas, empreendedores e transformadores sociais de todos os lugares do mundo para dar a Economia uma nova alma. Para transformar a realidade da nossa casa comum, foram convocados dois mil jovens de 150 países diferentes. O Brasil foi o segundo país com o maior número de jovens selecionados.

CFFB: Como você contribuiu quanto irmão franciscano secular para essa proposta? Quais os benefícios e envolvimentos que a Família Franciscana do Brasil poderia assumir ou já assume com a Economia de Francisco e Clara?

Fazer parte desse trabalho foi uma grande alegria, pois tive a oportunidade de ajudar não só com a minha visão profissional, visto que éramos uma equipe multidisciplinar e atuo diretamente com geração de renda e economia solidária, mas também com a abordagem de alguém que conhece o carisma franciscano mais de perto. Para entender a Economia de Francisco e Clara é necessário entender quem foram esses dois jovens que transformaram suas próprias histórias e a sociedade de seu tempo, assumindo o projeto de Deus com amor e protagonismo. Esse é o pontapé inicial do livro: compreender que todos nós somos chamados a cuidar da nossa Casa Comum e de todos que nela habitam.

O livro foi pensado como um subsídio catequético. Ele é embasado em diversos documentos da nossa Igreja e conta com sugestões que podem ser adotadas em nossas casas e disponibiliza quatro propostas de encontro, que podem ser feitos em turmas de catequese, em sala de aula e mesmo em casa. Nós, da OFS, JUFRA e de toda a Família Franciscana somos os primeiros chamados a nos envolver com essa proposta do Papa Francisco, pois ela nasce do que acreditamos e nos comprometemos a viver enquanto cristãos e, especialmente, como franciscanos e franciscanas.

Trabalhando a proposta apresentada no livro estaríamos divulgando nosso carisma, provocando o surgimento de novas vocações e inserindo nossas fraternidades no âmbito de JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação), que tem tudo a ver com a Economia de Francisco e Clara.

CFFB: Que tal fazer um convite para que nossas irmãos e irmãs possam adquirir e se aprofundar na Economia de Francisco e Clara através do livro?

Convido todos os irmãos e irmãs da Família Franciscana a conhecerem esse rico material e ajudarem na difusão dele, que apresenta uma linguagem acessível a todos sobre um assunto que costuma ser abordado com termos que não fazem parte do nosso dia a dia. A Economia de Francisco e Clara está intimamente ligada ao nosso carisma e uma mudança de rumos da nossa sociedade é urgente e só terá início com a tomada de conhecimento e consciência de nossas crianças e adolescentes, mas de todos nós, que sofremos de diversas formas os impactos causados pelo sistema econômico vigente.

Para ajudar nesse processo, dividimos o livro em capítulos bem especiais: 1 – A vida de Francisco e Clara; 2 – Por que pensar outra economia é importante?; 3 – O Encontro da Economia de Francisco e Clara; 4 – Como deve ser a Economia de Francisco e Clara; 5 – E o que nós podemos fazer?

Após os capítulos acima, foi disponibilizado um anexo que conta com propostas de encontro para um público de 8 a 12 anos e que podem ser adaptadas para outras idades.

O livro está disponível em diversas lojas físicas e pode ser comprado também pela internet, no site da Editora Paulus com preço médio de R$ 5,00.

 


 

O Serviço de Comunicação da CFFB está em busca de irmãs e irmãos franciscanos que possuem iniciativas junto à sociedade. Seja em projetos sociais, ambientais, econômicos, solidários, culturais, entre outros. Gostaria de indicar alguém de sua fraternidade, regional, congregação, ordem? 
Entre em contato conosco por e-mail comunicacao@cffb.org.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui