Irmãos da OFS do Brasil participam do Curso Franciscano de Verão

703

Terminou no último sábado, dia 18 de janeiro, o Curso Franciscano de Verão, que é organizado pelo Centro de Espiritualidade Franciscana da Província Imaculada Conceição dos Frades Capuchinhos do Estado de São Paulo (PROCASP). Esta ação, que completou 12 anos, é fruto de iniciativas anteriores feitas em parceria com outras instituições franciscanas e foi continuada pelo saudoso Frei José Carlos Pedroso.

Neste ano de 2020, a Ordem Franciscana Secular participou ativamente desta atividade, sendo representada por oito irmãos, de várias fraternidades. Como alunos estiveram presentes: José Geraldo Coser (Frat. São Damião, de Mogi Mirim/SP), Maria Aparecida de Faria Grossi (Frat. Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Belo Horizonte/MG), Neide Maria Rodrigues da Silva (Frat. Santa Isabel da Hungria, Cuiabá/MT), Bernardete de Lourdes Franco Pereira (Frat. Sagrado Coração de Jesus e de Maria, Piracicaba/SP), Myrthes Maria Vega de Mattos (Fraternidade Santa Inês de Assis, São Paulo/SP), Gilberto Baptista de Oliveira (Frat. Sagrado Coração de Jesus e de Maria, Piracicaba/SP) e Marcello Mantovani (Sapopemba/SP). Tivemos ainda o irmão Jefferson Eduardo dos Santos Machado (Frat. Nossa Senhora Aparecida, de Nilópolis/RJ) que participa como professor de História Franciscana.

Nos últimos anos este evento vem acontecendo no Seminário Santo Antônio, em São Pedro/SP. Trata-se de um curso de duração de dois anos, realizado sempre em janeiro, por um período de duas semanas. Neste ano os alunos contaram com disciplinas como: Fontes Franciscanas (Frei Aldir Crocoli, OFMCap), Fontes e Espiritualidade Clarianas (Frei Marcos R. R. de Carvalho, OFMCap), História Franciscana (Prof. Jefferson E. S. Machado, OFS), Espiritualidade Franciscana (Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM), Pensamento como Identidade e Presença (Prof. Edivaldo José Bortoleto) e Itinerância e Missões Franciscanas (Frei Pedro César, OFMCap).

O curso é uma grande oportunidade de formação e de aprofundamento no carisma. O ambiente também ajuda nas reflexões e na vivência de momentos que levam a viver uma experiência profunda de fraternidade.

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil – OFS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui