Irmãs Franciscanas de Ingolstadt celebram 85 anos na Diocese de Campanha

283

As Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, presentes há 85 anos na Diocese de Campanha, em sintonia com o 3º Ano Vocacional da Igreja, organizaram um Ano Vocacional Jubilar que iniciou aos 08.10.2022, no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e será encerrado no dia 12.10.2023, às 15h, com a Celebração da Eucaristia, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, que atua à frente do Vicariato para a Educação e a Universidade, do Setor da Juventude da Arquidiocese de São Paulo.

A programação do Ano Vocacional incluiu a romaria para Aiuruoca, cidade onde as primeiras Irmãs se estabeleceram, em 1938.

Em 1938 chegaram em Aiuruoca as Irmãs:
Mª Fridolina Lautner
Mª Cáritas Ficker
Mª Teckla Zeller
Mª Concórdia Steger
Mª Gabriela Martin.

E, em 1939, as Irmãs:
Mª Adelgundis Siegelt
Mª Anselma Alt
Mª Edigna Schindler
Mª Emanuela Unertl
Mª Erentrudis Rieder
Mª Iolenta Kraus
Mª Tarsila Geyer.

Em 1952 chegou em Baependi
Ir. Mº Leonarda Schrittenloher

Ao som dos sinos, as Imagens Peregrinas da Cruz e de Nossa Senhora, conduzidas por Irmãs e romeiros, foram dispostas na lateral do altar, aos pés da Imagem de Santa Edwiges, padroeira do Colégio fundado pelas Irmãs, em Aiuruoca. As imagens de Nossa Senhora e da Cruz já haviam percorrido as duas comunidades de Luanda, Angola, bem como as 17 comunidades no Brasil. De Aiuruoca retornaram a Baependi de onde serão conduzidas para a Jornada Franciscana em São Paulo, no dia 24.09 e de lá, para a celebração de encerramento do Ano Vocacional, à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Moema, no dia 12.10.2023, data em que, providencialmente, as Irmãs aportaram no Brasil em 1938.

No dia 02.09, as Imagens estiveram no altar da Basílica Nacional de Aparecida, onde as Irmãs participaram do programa “Sábado no Santuário” e da Santa Missa, às 12 horas. À tarde, os romeiros do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida retornaram a São Paulo. A romaria organizada pela Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, também de São Paulo, e um grupo do Colégio Franciscano Santo Inácio (Baependi) seguiram de Aparecida a Baependi, visitando a Matriz tricentenária de N. Sra. de Montserrat, o Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica e, no dia seguinte, seguiram para Aiuruoca.

A romaria foi calorosamente acolhida pela Corporação São Vicente, criada pela Senhora Letícia Giffoni, a qual é mesma banda que recepcionou as Irmãs pioneiras, continuada por membros da família entre si, inclusive de dois ex-alunos do Colégio Franciscano Santo Inácio, Breno e Guilherme.

Na cidade de origem das Franciscanas de Ingolstadt no Brasil, a programação teve como ponto alto a Missa Solene na Matriz Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Cônego Luzair Coelho de Abreu, Vigário Geral da Diocese de Campanha, que representou o Senhor Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz. Pe. Guilherme da Costa Vilela Gouvêa, ex-aluno do Colégio Franciscano Santo Inácio em Baependi, concelebrou juntamente com Pe. Carlos Ribeiro Natali. Pároco de Aiuruoca.

 Após a Missa Solene, os romeiros visitaram o Colégio fundado pelas Irmãs. Seguiu-se um delicioso almoço no “Rancho das Orquídeas”, oferecido pelos paroquianos, com o apoio da Secretaria de Turismo que também patrocinou o transporte para a Estação Angahy, hoje de propriedade da Sra. Nair Ribeiro de Arantes, onde fomos acolhidas pelo Sr. Sérgio Arantes e família, com um delicioso lanche mineiro e acesso ao mesmo carro que transportou nossas irmãs pioneiras. São indescritíveis as vivências individuais de quem pisou no mesmo lugar onde as Irmãs alemãs desembarcaram e até puderam sentar no mesmo veículo que as transportou.

A programação do Ano Vocacional conta com a colaboração de muitas pessoas. Foi organizado pela equipe do SAV da Congregação, coordenado por Ir. Maria Eliane Xavier Eliziario com apoio de todas as Irmãs e amigos, da Assessoria interna de Ir. Delva Losovey, e assessoria externa do nosso Irmão da Terceira Ordem Franciscana Secular, Alex Sandro Bastos Ferreira. A realização desta celebração jubilar na Paróquia de origem teve a colaboração especial do Pároco e do historiador Gilberto Furriel, que articularam o apoio da Secretaria de Turismo a quem agradecemos também por oferecer transporte a toda a delegação até a Estação Angahy. Agradecemos também à D. Nair, ao Sérgio e família por tão expressivo acolhimento. Na pessoa do Pe. Carlos Ribeiro Natali. agradecemos a todos os paroquianos que colaboram de diversos modos para o caloroso acolhimento mineiro.

Um agradecimento especial pela presença do Pe. Guilherme que nos recordou cantando: “Francisco fundou em Assis e Deus levou a Ingolstadt e trouxe para o Brasil (Aiuruoca foi o início) sementes de amor e paz!… a terra que acolheu, a semente viu florescer… ”Agradecemos as palavras bem ditas pela Cristina ao final da celebração.

Em nome das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt (do Brasil e Luanda), agradecemos a todos que nos antecederam especialmente à Comunidade que nos deu Aline Andrés, na Congregação Ir. Aparecida, que foi a primeira Superiora Regional Brasileira e as três Irmãs da família Nogueira, entre elas a Ir. Assunta, hoje com 95 anos de idade. Agradecemos a todos que no presente colaboram com a nossa missão e a todos que continuarão a colaborar na expansão do Carisma confiado por Deus a nós. Nosso agradecimento se estenda a todos.

Registramos em nossa crônica os nomes das pessoas que participaram do momento histórico nas Celebrações do dia 03.09.2023, em Aiuruoca.

Sr. Pompeu Vieira – conduziu o ônibus da Romaria (35 romeiros) organizada pela Comunidade Nossa Senhora de Nazaré em São Paulo:

Adelina Silva
Alex Sandro Bastos Ferreira
Alice Moura de Oliveira Mathias
Alline de Moura Pinto
Ana Cristina Gois Oliveira
Benedito Donizete de Oliveira
Daiane Machado Marinho
Edmar Antonio Gamarano
Eunivia de Souza Santos Gamarano
Helena Maria Pereira dos Santos
Helenita Ribeiro de Santana Pirss
Ir. Adelina Faciochi
Ir. Andréa da Luz
Ir. Elena Maria Dilly
Ir. Jéssica Gomes de Souza Oliveira
Ir. Maria Eliane Xavier Eliziario
Ir. Marlei Schneider
José Nicolau Filho
Márcia Regina Fernandes
Maria do Carmo Fernandes
Maria Geovana de Jesus Gois
Maria Helena Souza
Marilene Freitas Mendes
Marta Conceição Araújo Damacena
Michaele Machado Marinho
Nereida Cardoso de Moura Silva
Neuza Sampaio dos Santos
Olivia de Souza Santos
Orlando de Lana
Quiteria maria Pereira
Samara Moura Pinto da Silva
Shirley Mariano da Silva
Silvia Angélica de Souza
Teresinha Santana Hora
Verônica Maria Duarte Rocha de Andrade

Jonathas Freitas Souza, sobrinho de Ir. Maria Clara Massaranduba de Freitas, a conduziu em companhia de Ir. Lídia dos Santos do Nascimento que seguiram com as Irmãs e colaboradores da Comunidade e Colégio Franciscano Santo Inácio para a Celebração em Aiuruoca:

Ir. Calista Marsaro
Ir. Clarice Ana Beal
Ir. Márcia Müller
Ir. Rosiane Rodrigues dos Santos
Uilsiene Rosani de Souza Vigneron
Alberto de Avila Prudente
Caio Luiz Carvalho Penha

Louvamos a Deus pela boa história que podemos contar destes 747 anos desde a fundação em 1276 em Ingolstadt, dos quais 85 anos no Brasil e 15 em Angola. Porém o desafio é a história que estamos construindo e para a qual contamos com a oração de todos que Deus permite caminhar conosco. Por tudo, damos Graças!

Irmã Maria Clara Massaranduba de Freitas
Superiora Geral
Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

Fonte: Diocese da Campanha

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui