Macatuba conhece o carisma de Assis

785

Na noite da última terça-feira, 22, na comunidade Santa Rita da Paróquia Santo Antônio, iniciou-se a caminhada que prepara a ordenação de Frei Jhones Martins em Macatuba (PR), sua terra natal. Frei Gabriel Dellandrea, animador vocacional provincial, abriu essa semana dando ao povo macatubense a oportunidade de conhecer melhor o carisma franciscano em uma entrevista descontraída com Frei Dalton Rodrigues Machado, frade da Província do Santíssimo Nome, e a Irmã Benedita de Fátima, da congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica. Eles tiraram muitas dúvidas em relação ao nosso estilo de vida e aos símbolos que compõem o nosso carisma.

O primeiro símbolo plantado no coração da comunidade foi a saudação de “Paz e Bem”, tipicamente franciscana, evidenciada na acolhida feita pelos religiosos logo na porta da Igreja. Lá dentro foram os cantos, o hábito franciscano, o atendimento aos necessitados junto a população de rua e os votos religiosos que realmente chamaram a atenção.

Os tópicos levantados durante a sabatina ajudaram Macatuba a descobrir um pouquinho do carisma de Assis que durante os próximos dias irá percorrer as ruas e as comunidades da cidade.

Após esse momento de partilha de experiências, toda a comunidade foi ungida com o óleo na fronte, símbolo do consagrado, para assumirem o papel de missionário, anunciadores do Reino. Frei Gabriel ainda pediu orações pelas vocações e uma Ave-Maria por todos aqueles que sairão em missão durante esses dias. Bem no fim, Frei Jhones agradeceu a participação de todos nesse primeiro encontro, a presença dos frades que estão ajudando-o na sua preparação, e então abençoou e despediu os presentes.

Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui