Mensagem Final da 1ª Escola de Formação de Formadores/as OFS-JUFRA Cone Sul 20 a 23 de Junho de 2019 – Foz do Iguaçu – Brasil

1113

Formação e Identidade Franciscana: Por uma Fraternidade Sem Fronteiras

Irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular (OFS) e da Juventude Franciscana (JUFRA) do Cone Sul, nos encontramos de 20 a 23 de junho de 2019 na cidade de Foz do Iguaçu, Brasil, para viver a 1ª Escola de Formação de Formadores/as, sob o lema “Formação e Identidade Franciscana: Por uma Fraternidade Sem Fronteiras”.

Os países que participaram foram: Brasil, Paraguai, Chile, Bolívia e Argentina, participando Formadores/as, Conselheiros/as de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), Animadores/as Fraternos/as, Assistentes Espirituais, entre outros/as irmãos e irmãs de diferentes países, sendo uns 50 irmãos/ãs participantes. Da Presidência do CIOFS, nos acompanharam Silvia Diana, Conselheira pela América Latina Cone Sul-Português; Frei Alfred Parambakathu, Assistente Geral OFMConventual; Ana María Raffo, Conselheira pela América Latina e Espanha, convidada como Coordenadora da Comissão de Formação; e da Coordenação Internacional da JUFRA, Emanuelson Matias de Lima, Conselheiro Internacional JUFRA para a América do Sul.

Também contamos com a presença e o serviço dos irmãos e irmãs das Fraternidades OFS e
JUFRA de Foz do Iguaçu, organizados em 10 equipes de trabalho, os Frades Menores
Capuchinhos, membros da Comunidade Paroquial e cerca de 30 famílias que nos acolheram
em suas casas durante todo este encontro.

Durante esses dias, vivemos experiências de fraternidade, de oração e de uma construção que superou todas as barreiras e os limites geográficas existentes. Esta Escola foi um grande impulso para todos e todas, nos deu a oportunidade de encontrar-nos e de ser parte especial deste caminho franciscano através de um mesmo rosto latino.

A partir do vivido nestes dias como OFS e JUFRA do Cone Sul, com o propósito de
construir uma “Fraternidade Sem Fronteiras”, conhecendo nossas realidades e compartilhando as experiências, escutando diferentes apresentações e painéis que nos convidaram a refletir e a responder sobre os desafios de nossas Fraternidades Nacionais, propomos os seguintes compromissos:

a) JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO (JPIC):
✓ Que a OFS e a JUFRA do Cone Sul tenham uma ênfase em JPIC como parte essencial
do carisma, unificando suas propostas, a partir de nossa visão e rosto latinoamericano;
✓ Promover uma articulação entre os países do Cone Sul com o objetivo principal de
uma difusão das atividades, ações e experiências concretas em relação à JPIC, através
de diferentes meios de comunicação disponíveis;
✓ Formar para gerar uma compreensão do serviço de JPIC em todas as suas áreas e
dimensões;
✓ Reforçar os compromissos referentes à JPIC assumidos no X Congresso Latinoamericano OFS-JUFRA (Guatemala 2019).

b) FORMAÇÃO:
✓ Organizar e fortalecer as Equipes Nacionais de Formação em todos os países do Cone
Sul, acrescentando os seguintes Conselheiros/as: Animador/a de JPIC, Animador/a Fraterno, Assistentes Espirituais e Formadores/as de OFS e JUFRA, buscando um espaço de construção comum, tendo em conta as realidades de cada país;
✓ Pensar a formação como caminho de conversão, respeitando a pluralidade e originalidade do irmão/ã, para gerar um diálogo recíproco entre o/a formador/a e os/as irmãos/ãs.

Com grande alegria e buscando uma continuidade nesta vivência de uma “Fraternidade Sem Fronteiras”, nos encontraremos na 2º Escola de Formação de Formadores/as OFS-JUFRA do Cone Sul em maio/junho de 2020 na Argentina.

Seguimos caminhando e construindo em fraternidade nossa identidade, sendo franciscanos y franciscanas comprometidos com nossa realidade.

Para fazer download da carta clique abaixo:

Mensagem Final – Português

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui