Missa e Live marcam a abertura da Semana Nacional de Mobilização da Segunda fase da ação emergencial “É Tempo de Cuidar”

685

Uma missa, a ser realizada no próximo dia 8 de junho, às 9h, na Casa Bom Samaritano, em Brasília, espaço que acolhe migrantes venezuelanos, abrirá a Semana Nacional de Mobilização da segunda etapa da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”. A celebração será presidida pelo bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. O sinal de transmissão será gerado pela Rede Vida e contará com transmissão das tvs de inspiração católicas do Brasil.

No próximo dia 8 de junho, às 19h, as organizações parceiras (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira, Conferência dos Religiosos do Brasil, o Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) prepararam uma live sobre a Semana Nacional de Mobilização da Ação Emergencial Solidária ‘É Tempo de Cuidar”. Em sua segunda fase, a Ação Solidária Emergencial tem foco na arrecadação de alimentos.

A Semana Nacional de Mobilização se realiza de 8 a 12 de junho próximo com a realização de ações nas dioceses, organismos e pastorais da Igreja no Brasil. Uma série de ações está prevista para animação destes dias em que a coleta de alimentos será intensificada como celebrações, live e a realização, em diversos pontos do Brasil, de “drive thrus”.

A live, a ser animada pelo coordenador nacional da Pastoral da Comunicação, Marcus Tulius, e pela assessora de comunicação da CNBB, Manuela Castro, buscará apresentar as razões da importância da realização de uma segunda etapa da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” com foco na arrecadação de alimentos em função do agravamento da situação da fome no Brasil com o retorno ao Mapa da Fome e as consequências da segunda onda da Covid-19.

O momento, a ser transmitido pelas redes sociais da CNBB e das organizações parceiras, contará com vídeos produzidos pelo cantor popular na Igreja no Brasil, Zé Vicente. Regionais da CNBB ajudarão a compor um painel com os Sinais de Esperança. O Centro-Oeste, por exemplo, apresentará a questão do alimento e a proteção à Covid-19, o Sudeste abordará o tema da população de rua e as periferias. O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, apresentará os resultados da Ação Emergencial É Tempo de Cuidar em seu primeiro ano, no ano de 2020.

Dia de Cuidar, 12 de junho

Também serão apresentadas as orientações para o Dia de cuidar, dia 12 de junho, com apresentação da realização de drive trhus para coleta de alimentos e o incentivo para que sejam procuradas as paróquias e dioceses brasileiras. Em Brasília (DF), na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa senhora das Mercês, em Brasília (DF), será organizado um ponto de entrega de alimentos, de domingo a domingo, das 7h às 18h. É o caso também da rádio Rádio Bom Jesus FM 98.1, da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), que fará, no dia 12 de junho, uma ação de “drive thru” em frente à sua sede.

De acordo com o bispo de Roraima (RR) e segundo-vice presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, o foco de ação da segunda fase da Ação Solidária Emergencial é na arrecadação de alimentos tendo em vista o agravamento da situação de insegurança alimentar e do desemprego no país.

Segundo a Cáritas Brasileira, organização que coordena a sistematização dos dados, desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, domingo da Misericórdia, a Ação já arrecadou 1 tonelada e meia de itens alimentícios, R$ 140.000,00, 252 mil alimentos para consumo (marmitas), 117 mil kits de higiene pessoal, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada aqui na Plataforma de registro das ações.

Programação da Semana de Mobilização

8 de Junho – Abertura
9h – Santa Missa na Casa Bom Samaritano – Brasília (DF), presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado
Geração de Sinal: Rede Vida e transmissão pelas tvs de inspiração católicas do Brasil
19h00 – Live nas redes sociais das entidades parceiras

12 junho – Dia especial de doações em todo o país
6h45 – Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa (BA), presidida pelo bispo dom João Santos Cardoso
Ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas

Geração de sinal: TV Aparecida e retransmitido pelas tvs de inspiração católica.

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui