Missa em Salvador marcará os 308 anos da primeira Clarissa falecida em odor e fama de santidade no Brasil

529

No dia 19 de julho às 10:00 horas , no Convento do Desterro, acontecerá a celebração dos 308 anos de morte da Serva de Deus Vitória da Encarnação. A religiosa clarissa está em processo de beatificação na Arquidiocese de Salvador que retoma a autoria da Causa. A missa será celebrada pelo Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil. Esse momento será marcado pela presença da Família Franciscana como as clarissas do Mosteiro da Imaculada Conceição da Mãe de Deus de Feira de Santana-BA, frades conventuais e diversos leigos ligado às irmandades de Salvador e muitos devotos da religiosa.

Madre Vitória nasceu em 6 de março de 1665 e faleceu em 19 de julho de 1715 em Salvador – BA. A religiosa se destacou pela prática das virtudes evangélicas em especial a da fé e da caridade. Desprovida de si mesma, era amiga dos mais pobres e escravizados do seu tempo. Era capaz de fazer enormes sacrifícios de penitência galgando uma sólida vida espiritual e autocontrole. Mística, teve diversas experiências envolvendo a Paixão do Senhor fazendo da oração sua constante arma contra o mal.

A atualidade de seu exemplo se dá em meio à sociedade materialista e egoísta em que vivemos. Madre Vitória nos propõe ir na contracorrente disso tudo amando a Deus sem deixar de amar e servir ao próximo “participando de perto do sofrimento” desses nossos irmãos e irmãs muitas vezes excluídos pela sociedade assimilando suas vidas ao Cristo que padece na Cruz. Segundo o Cardeal Sérgio da Rocha é preciso olhar para Madre Vitória e aprender dela essas virtudes tão importantes no seguimento a Jesus Cristo e, fazê-la cada vez mais conhecida em nossas comunidades divulgando sua história, rezando por sua beatificação e relatar as graças alcançadas por sua intercessão. O Cardeal mencionou no ano passado a importância do Convento do Desterro no turismo religioso da arquidiocese bem como a necessidade de bem acolher os peregrinos e devotos que acorrem ao Desterro no intuito de divulgar e fortalecer a devoção.

Autor: Thiago Felipe Lima da Mata
Voluntário na Causa da Serva de Deus Vitória da Encarnação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui