OFM | Fortalecendo os laços interinstitucionais em Formação Franciscana

70

No primeiro dia da Formação Franciscana, contamos com a participação de 43 frades, incluindo animadores do JPIC, formandos e formadores. A abertura foi conduzida por Frei Gabriel de Lima Neto, OFM, Secretário da Formação e Estudo da Província Santa Cruz, que deu as boas-vindas. A formação foi assessorada por Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret, OFM – Custódia Sagrado Coração de Jesus.

Durante o dia, Frei Rodrigo destacou que o JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) são dimensões fundamentais da vida e valores do Reino de Deus, destacando que o Reino é dom e tarefa. Pontuou também a espiritualidade do JPIC: manter abertos os olhos, o coração sensível e as mãos prontas.

“Representais ante nossos olhos a realização do último voto do Concílio (GS 90). Como em outros tempos, uma vez construída a igreja ou a torre do sino se colocava no alto do telhado um galo, como símbolo de vigilância da fé e de todo o programa da vida cristã; da mesma forma, sobre o edifício espiritual de Concílio foi colocado este Comitê, cuja missão não é mais que manter abertos os olhos da Igreja, o coração sensível e mão pronta para a obra da caridade que está chamada a realizar com o mundo, com objetivo de promover o progresso dos povos mais pobres e a justiça entre as nações.” (Paulo VI 20. abril.1967 – Pronunciamento para a Comissão de Justiça e Paz).

Além formação formal, houve momentos fraternos, orações e partilhas, fortalecendo os laços interinstitucionais entre a Custódia Sete Alegrias de Nossa Senhora, a Custódia Sagrado Coração de Jesus, a Província Santa Cruz e a Província Santíssimo Nome de Jesus.

Fonte: OFM.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui