População em situação de rua ganha nova casa de passagem

866

Prefeitura de Rio Preto irá financiar 70 vagas na Pousada da Esperança na Providência de Deus

Foi inaugurada pela Prefeitura de Rio Preto no final da manhã deste domingo, 19/3, em comemoração aos 171 anos de Rio Preto, e em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a Pousada da Esperança na Providência de Deus — antiga Casa do Clero. Com a entrega do novo espaço, o número de vagas para atender pessoas em situação de rua será ampliado na cidade em 70 pernoites.

O termo inicial com o Lar é para atendimento da Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus, que atualmente oferece 50 vagas para acolhimento de acordo com a demanda, e será mantido com a ampliação para a Pousada. O objetivo é sensibilizar as pessoas que passarem pelos serviços da Pousada, para serem encaminhadas para a Casa do Cireneu.

O prefeito Edinho Araújo assinou o documento ao lado da secretária Helena Marangoni e do Frei Francisco, responsável pela instituição.

“Estamos ampliando nossa rede de atendimento para oferecer novas oportunidades para a pessoa em situação de rua. O objetivo é resgatar essas pessoas e reintegra-las de volta a sociedade”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, destacou a obra. “Essa é mais uma parceria muito importante e fundamental para o atendimento da população em situação de rua que lida com tantas vulnerabilidades e fragilidades. As vagas serão financiadas pela Secretaria de Assistência Social e irá beneficiar homens e mulheres”.

A parceria visa acolher e garantir proteção integral às pessoas em situação de rua, buscando a integralidade de acesso aos serviços e oportunidades, construindo o processo de saída das ruas, respeitando a situação da população atendida, bem como o encaminhamento para as demais políticas públicas do município.

O Frei Francisco agradeceu a parceria e disse que “apenas a união de pessoas que pensam no bem do próximo pode dar frutos como este”.

O tempo de permanência na Casa do Cireneu é de até seis meses, possibilitando um tempo maior para reinserção familiar e comunitária, buscando o desenvolvimento de sua autonomia e protagonismo. A avaliação para inclusão no acolhimento é feita por meio de avalição da equipe técnica do Centro POP.

Após os discursos, Dom Vilar deu a benção final, orando pela casa, pelos funcionários e pelas pessoas que irão passar pela Pousada.

Participaram do ato os vereadores Renato Pupo, Júlio Donizete, Pedro Roberto, Jean Charles, a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, Coronel Helena dos Santos Reis, os secretários Orlando Bolçone (vice-prefeito e secretário de Planejamento), Jair Moretti (Governo), Adriana Romano (Trabalho), Maria Cristina de Godoi (Mulher), o defensor público Júlio Tanone, o deputado estadual Itamar Borges, representantes da sociedade civil, imprensa e convidados.

Mais informações:

Pousada da Esperança na Providência de Deus (antiga Casa do Clero)
Rua Virgílio Guioti, 335 – Estância Morada Campestre

Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus
Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 400 – São Francisco

Texto: Jaqueline Barros/Thayla Azevedo Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui