Reflexão sobre a Semana do Meio Ambiente

104

Queridos irmãos e irmãs da Ordem Franciscana do Brasil, Paz e Bem!

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho. O objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados por muitos como inesgotáveis. E hoje, 47 anos depois, a nossa mãe terra clama contra o mal que lhe provocamos durante toda a existência da humanidade. Não é um dia de celebração, pois não há o que celebrar, todavia faz-se necessário refletirmos o que nós, enquanto franciscanos seculares, estamos fazendo para cuidar da nossa casa Comum.

O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’, nos coloca que o cuidado com a natureza faz parte de um estilo de vida que comporta várias atitudes, em primeiro lugar a atitude de gratidão a Deus, reconhecendo que toda forma de vida é dom recebido do amor do Pai, e em segundo entender que temos uma responsabilidade para com os outros e com o mundo.

Nos últimos dias ouvimos muito falar sobre desastres ambientais, mas na maioria das vezes não se tratam de desastres ambientais e sim consequências resultantes de crimes ambientais provocados pelo capitalismo desmedido e o uso egoísta dos recursos naturais.

Por isso queremos propor um breve exercício para cada um de nós: no nosso dia a dia utilizar as boas práticas conhecidas como os 5Rs, pois reduzir o consumismo desnecessário é o passo inicial na luta contra o desperdício e a degradação do meio ambiente.

Repensar: Avaliar a necessidade do consumo de certos produtos.

Reduzir: Evitar desperdício, adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico.

Recusar: Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.

Reaproveitar: Reutilizar o que está em bom estado.

Reciclar: Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

Que a vida de Francisco de Assis e a proposta do Papa Francisco nos ajudem a acolher essa reflexão e sermos protagonistas no cuidado com a nossa Casa Comum.

Valdenira Evangelista da Silva

Coordenadora de JPIC Regional BA/SE

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui