Santuário Nacional de Aparecida divulga programação para Semana Santa

1433

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) celebra de 10 a 17 de abril o principal período litúrgico da Igreja Católica: a Semana Santa. Durante estes dias, cristãos de todo o mundo são convidados a recordarem os acontecimentos fundantes da fé a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus. A programação teve início neste domingo (10), com a tradicional celebração de Ramos.

“O 6º domingo da quaresma, conhecido também como Domingo de Ramos, nos introduz ao mistério pascal de Cristo, na Semana Santa. Esta que é a semana maior da nossa fé católica, na qual celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus”, explica o Prefeito de Igreja, padre Diego Antônio.

Na terça-feira (12), às 9h, no Altar Central da Basílica, aliado às solenidades especiais do período, o Dia Oracional Mariano, realizado mensalmente no Santuário Nacional, terá como tema “Bem-aventurada Virgem Maria junto a cruz do Senhor”. Esta é uma maneira de celebrar a memória da Padroeira do Brasil no contexto da Semana Santa, como explica padre Diego.

“Nós iremos celebrar Maria aos pés da cruz. A mãe dolorosa, aquela discípula fiel que esteve com Jesus desde o seu nascimento até sua morte na cruz”.

Encerrada a quaresma, na quinta-feira (14) tem início o Tríduo Pascal. No período da Manhã acontece a Missa do Crisma, às 9h, cerimônia em que os óleos que serão usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, são abençoados. É neste Missa também que todo o clero da Arquidiocese se reúne para a renovação das promessas sacerdotais.

Já no período da noite, o destaque é a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés. A principal missa do dia acontece às 20h, no Altar Central, seguida de vigília até a meia noite. A vigília ocorrerá na Capela São José, também no interior da Basílica.

A sexta-feira (15) será marcada pela meditação da Via-Sacra, às 9h, ao redor do Altar Central. Neste ano, o tradicional rito de encenação das 14 estações da Paixão de Cristo incitará reflexões sobre a paz mundial.

“Este ano, de modo muito particular, vamos meditar o caminho doloroso de Jesus até o Monte Calvário a partir do tema da paz no mundo. Estamos vivendo uma realidade bastante instável entre os povos, sobretudo no leste europeu, no conflito entre Rússia e Ucrânia. É tão oportuno, portanto, falar sobre a paz. Esta paz que brota do coração aberto de Cristo na cruz. É isto que desejamos ao mundo”, complementa o Prefeito de Igreja.

No sábado (16), a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, será rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado. Já as celebrações do Domingo de Páscoa (17) estão programadas para ocorrerem em 7 horários no Santuário e em outros 3 na Basílica Histórica.

Esta será a primeira Semana Santa celebrada novamente com a presença de fiéis, após dois anos de participações restritas devido à pandemia de Covid-19.

“O Santuário, juntamente com todas as igrejas do Brasil, novamente se enche de esperança para acolher, com muita alegria, os romeiros e devotos de Nossa Senhora para as celebrações dessa Semana Santa. A expectativa é que possamos acolher a todos os peregrinos que visitarão a Basílica ao longo semana. Claro, ainda em proporções menores aos anos antes da pandemia”, ressalta o padre.

Todas as celebrações poderão ser acompanhadas pela Rede Aparecida de Comunicação, redes sociais do Santuário Nacional, plataforma Aparecida ao vivo e aplicativo Aparecida. Além disso, ao longo da semana, a grade especial da TV Aparecida incluirá, também, filmes religiosos e transmissões do Vaticano com o Papa Francisco.

Confira a programação completa da Semana Santa no maior Santuário Mariano do mundo em a12.com/semanasanta.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui