Secretariado para a Missão e Evangelização se reúne em Olímpia/SP para avaliação e planejamento

699

Os frades que compõem o Secretariado para a Missão e Evangelização de nossa Custódia se reuniu em Olímpia/SP no último dia 22 (terça-feira), para avaliação dos trabalhos realizados nesse ano de 2022 e também para planejar as atividades a serem realizadas no próximo ano (2023), com a graça e as bênçãos de Deus.

A reunião foi muito tranquila, bem objetiva e clara. Deu-se durante uma manhã inteira, na qual iniciou com um importante momento de reflexão e estudos do Instrumento de Trabalho para elaboração da Ratio Evangelizationis da OFM dirigida a todas as Províncias e Custódias Franciscana inseridas no mundo. Tal projeto foi mandato do Capítulo Geral dos Frades celebrado em Roma de 03 a 18 de julho de 2021. Cada entidade deverá dar um parecer daquilo que foi refletido nas fraternidade, bem como no Secretariado para Missão e Evangelização (SME), e também responder questionários próprios sobre a missão em que as entidades evangelizam.

Ratio Evangelizationis é um documento oficial da Ordem dos Frades Menores (OFM) que de tempos em tempo são atualizados, pois trazem diretrizes das quais orientam os frades para o modo de Evangelizar pelo mundo, e principalmente nessa mudança de época e época de mudança, são tempos em que vivemos de transformações velozes sejam na esfera política, social, cultural, religiosa e etc.

O Instrumento ressalta que “toda a nossa [frades] presença fraterna [nos lugares onde estamos] já é, em si, um testemunho dirigido à Evangelização.” Mediante essa afirmação, somos convidados a sermos presenças ativas e efetivas nas frente de missão em que nossa Custódia atua, dês de a Formação Inicial até as periferias de nossas comunidades paroquiais.

A SME da Custódia assume hoje seis frentes de missão, são elas: Serviço de Animação Vocacional (SAV), Paróquias, Obras Sociais, Educação, Juventudes e Comunicação, além da grande colaboração e transversalidade do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). A Secretaria hoje é coordenada por Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM e os demais frades responsáveis por cada serviço missionário. É nesse organograma que cada frei se debruça para bem evangelizar ao modo de São Francisco de Assis, deixando sementes e cuidando de cada “plantinha” com o adubo dos Santos Evangelhos e a água da Santíssima Trindade, fonte viva e inspiração do carisma da fraternidade.

Por fim, cada frade dos determinados serviços partilharam das atividades realizadas nesse ano de 2022 e trouxeram propostas e datas para continuarem com ardor missionário nessas frentes de missão.

Que Deus abençoe cada confrade e seus serviços na certeza de que nesses tempos vindouros possam ser guiados a luz dos Evangelhos e abrasados pela Espiritualidade do Santo de Assis.

PAZ e BEM!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM

Fonte: ofmscj.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui