Seminário Internacional “Tragédia Brasileira: Risco para a casa comum?”

498

Está sendo realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, de modo totalmente online, O SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TRAGÉDIA BRASILEIRA: RISCO PARA A CASA COMUM?”.

Organizações Religiosas, de defesa dos direitos humanos e da sócio biodiversidade conduzem a iniciativa que contará com representantes das igrejas, pesquisadores, ativistas, estudantes e especialistas de diferentes áreas.

O processo de desconstrução da democracia no Brasil, experimentado nos últimos, anos levou o país a emergências múltiplas: na área religiosa, com os fundamentalismos, na área econômica, com a ruptura do estado de bem-estar social, na área dos direitos humanos, com a violência crescente e o assassínio de grupos vulnerabilizados por suas características étnicas, raciais, sociais, territoriais e de gênero, na área da sociobiodiversidade, com a destruição das florestas, biomas e povos originários, na área da saúde, com a crise sanitária causada pelas inúmeras práticas de responsabilidade administrativa durante a pandemia da Covid-19 que contribuíram para um alto índice de contaminação e óbitos.

As políticas negacionistas do governo federal para o enfrentamento adequado da pandemia transformaram-na na emergência das emergências. Deste modo, o objetivo central do Seminário é analisar o cenário atual de colapso nos sistemas de saúde e de descaso com as políticas sanitárias referenciadas pela ciência, de modo a entender quais riscos o quadro presente pode representar (ou não) para o planeta como um todo – a nossa Casa Comum.

“Ao longo desses três dias vamos aprofundar a análise da conjuntura brasileira à luz das pandemias e mensurar os impactos dos fundamentalismos para a democracia, economia, sociobiodiversidade e a crise sanitária”, explicou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, acrescentando que a ideia é, também, “estabelecer alianças e estratégias de ação”.

COMO PARTICIPAR?
A atividade é gratuita, virtual e será aberta a todas as pessoas. Para acompanhar, basta acessar pelas redes sociais das organizações promotoras do evento.

QUANDO SERÁ?
Dias 4, 5 e 6 de maio de 2021.

EM QUAL HORÁRIO?
Das 10h00 às 12h30 (horário de Brasília)

REALIZAÇÃO:
CBJP, CONIC, CESE, FLD, FEACT-BRASIL, IHU UNISINOS, CNBB/Pastorais Sociais, #RespiraBrasil

APOIOS: ISER, PAD, CRB, REPAM Brasil

Fonte: CRB Nacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui