Universidade São Francisco abre as comemorações dos 45 anos

95

A Universidade São Francisco (USF) realizou, neste dia 13 de abril, a abertura oficial das comemorações dos 45 anos da chegada dos Frades franciscanos na cidade de Bragança Paulista. O evento foi realizado no canal oficial da Universidade no Youtube e contou com a presença do Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei César Külkamp; do Diretor Presidente da CNSP-ASF e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa; do Diretor Vice-presidente, Frei Vitorio Mazzuco Filho; do reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia; do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; e do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral.

Acompanharam a transmissão estudantes, docentes, funcionários e autoridades locais, como prefeitos dos municípios em que a USF está presente, vereadores e secretários.

Frei Vitorio fez a acolhida e lembrou o pioneirismo franciscano ao assumir uma Universidade particular. “Somente um grande ideal pode induzir alguém a envolver-se com a educação. 45 anos da Universidade São Francisco de Assis. Um nome que tem a inspiração em São Francisco de Assis, a quem pedimos a bênção e proteção neste momento, ele que traz para nós vida, filosofia, programa, convocação de reconstruir e propor um caminho de um projeto realmente educacional: com paixão pela verdade, qualidade científica, formação integral do humano, ensino, pesquisa, inserção na realidade local, regional, nacional e também internacional”, disse, convidando o Ministro Provincial para abrir este momento.

Frei César Külkamp, Ministro Provincial

Frei César manifestou sua alegria e gratidão por abrir nesta noite as comemorações pelos 45 anos da Universidade São Francisco, celebrando ao mesmo tempo 45 anos de chegada dos primeiros franciscanos a esta região de Bragança Paulista, de Itatiba e mais tarde também a outros lugares de presença, como Campinas, São Paulo, Petrópolis. “Chegaram justamente para esse trabalho na educação. O nosso inspirador e patrono da Universidade é São Francisco de Assis. E por conta dele mesmo estamos na educação”, ressaltou.

“Desde o princípio do movimento franciscano, São Francisco quis que os seus frades fossem educados para o saber e também usassem dessa importante ferramenta de comunicação dos valores do Evangelho. Por isso pediu a Santo Antônio, membro da Ordem dos Frades Menores e grande intelectual do século 13, que ele ensinasse também aos frades”, recordou o Ministro Provincial, ressaltando que São Francisco deixou alguns critérios neste seu pedido e em outros escritos sobre a educação, ou sobre o aprendizado do saber, destacando que os frades não perdessem o espírito de humildade e devoção.

O Ministro Provincial destacou o compromisso da USF com o ensino superior brasileiro: “Nessa noite, vamos manifestar nossa gratidão pelo por todos aqueles que fizeram parte desse percurso para chegarmos ao que somos hoje e queremos também renovar nosso compromisso de promover o saber, as competências necessárias para melhor construção do mundo, mas também compromisso com as virtudes destacadas pela tradição franciscana. Que o saber e a competência sejam construtoras de uma nova humanidade”, afirmou Frei César.

No evento, também foi apresentado a comunidade acadêmica a criação de um site exclusivo para as celebrações dos 45 anos da USF. Ao acessar usf.edu.br/45anos, o público poderá revisitar toda a história da Universidade, rever momentos históricos, depoimentos de autoridades locais, ex-alunos, docentes e pessoas que fazem parte da trajetória da USF.

Frei Gilberto Gonçalves Garcia, reitor

Ao longo de todo o ano de 2021, serão realizados eventos celebrativos e também de comemoração de aniversário de Cursos. A campanha desenvolvida para comemorar a data apresenta o mote: “Há 45 anos dando asas para quem sonha!”, que resgata a trajetória franciscana e os objetivos a serem alcançados.

Desde os tempos coloniais, os franciscanos estão presentes e atuantes no contexto educacional brasileiro. Esta história secular da pedagogia franciscana chega à USF em 1976, solidificada em mais de 40 cursos abrangendo diversas áreas do conhecimento, dialogando diariamente com mais de 1.000 profissionais e de 15 mil alunos. São mais de 80 mil profissionais qualificados para atuar em diversas áreas.

O reitor da Universidade, Frei Gilberto, relembrou a trajetória dos frades na educação ao longo da história, mas principalmente o legado deixado nas universidades de diferentes regiões do mundo. “Quando celebramos mais um quinquênio desta obra chamada Universidade São Francisco, esse grão de areia no tempo, 45 anos de existência, nós trazemos aqui também, a memória dos frades pioneiros que há 800 anos conduziam a ciência e o pensamento nas primeiras universidades ocidentais. Pois o que são 45 anos diante de 800 anos de tradição, mas esse não é o sentido maior desta noite. Vamos honrar e agradecer o sentido deste legado e jornada franciscana. Portanto, queremos hoje honrar essa bela história, honrar uma das grandes missões do início da nossa ordem, a educação”, ressaltou o Reitor.

O encerramento da cerimônia de abertura foi realizado pelo vice-reitor, Frei Thiago, que recordou o projeto educacional das então Faculdades Franciscanas, na década de 1970 e também abordou os desafios e objetivos que a USF almeja para o futuro. “Apresentamos hoje a revitalização da proposta pedagógica fundamentada na teoria e na prática profissional para a formação de sujeitos conscientes. Tal proposta, alcança todos os nossos cursos presenciais e a distância. Investimos no projeto de educação a distância e em 2021 projetamos a abertura de mais 10 polos para ampliar o acesso ao ensino superior. Buscamos concretizar uma política de pesquisa científica inovadora, pautada por critérios de qualidade, através da extensão ampliamos o espaço da sala de aula, por meio de ações constituídas em franco diálogo com a comunidade externa da nossa Universidade São Francisco. Desta forma, vamos aprofundar a inserção da Universidade através de suas unidades, câmpus e polos”, finalizou o presidente da Mantenedora.

Ana Paula Moreira

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui