A Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 26 de agosto, a aula inaugural da formação de “Liderança na Perspectiva Franciscana”, voltada aos colaboradores que atuam na gestão administrativa da instituição. O evento foi realizado na Sala Web do Câmpus Bragança Paulista, com a presença de mais de 100 colaboradores de diferentes setores da Universidade. A formação visa a desenvolver líderes que, inspirados pelos valores franciscanos, sejam capazes de motivar suas equipes em prol da missão institucional.
A abertura contou com a presença do diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP – ASF), Frei Daniel Dellandrea; do Diretor Geral, Jorge Apóstolos Siarcos; do reitor Frei Gilberto Gonçalves Garcia; do vice-reitor Frei Thiago Alexandre Hayakawa; do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; do pró-reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral; da Gerente de Desenvolvimento Institucional, Viviane Maria Soldi Virmond Alves; além dos diretores de câmpus.
A formação é uma iniciativa da USF, por meio do programa CHAVE, em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Institucional. A abertura foi conduzida pelo Frei Vitorio Mazzuco Filho, coordenador do Núcleo da Pastoral Universitária. Em seguida, o reitor da USF ressaltou a importância de atividades como essa para a tomada de decisões institucionais: “O propósito deste curso é, de forma colegiada, fornecer condições para que cada um de nós possa, de maneira autônoma, elevar o nível de nossa consciência na tomada de decisões baseadas em princípios. Por isso, adotamos a perspectiva franciscana. Nossa missão, visão e valores na CNSP, bem como nas suas duas principais mantidas, USF e Unifag, são inspirados em uma visão e valores comuns, que dialogam diretamente com a tradição franciscana e, em particular, com a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Essa perspectiva será o foco deste curso, visando à melhoria da qualidade na tomada de decisões de cada participante”, explicou Frei Gilberto.
A palestra de abertura foi ministrada pelo presidente da Mantenedora, Frei Daniel Dellandrea, que abordou “Identidade Franciscana: Vidas marcadas pelo amor, pelo acolhimento e pela esperança!”. “Acredito na importância de trazermos os valores franciscanos para animar e reencantar a todos nós na missão que nos é proposta: educar para a paz e o bem. Isso nos faz olhar para a fonte original dessa inspiração, que é o próprio São Francisco, e como ele pode nos ajudar e ensinar em nossas ações, atitudes, forma de liderar, mas principalmente no crescimento pessoal e em equipe. Acredito que isso seja bastante oportuno para que possamos resgatar sonhos e, ao mesmo tempo, nutrir esperanças e objetivos melhores, respondendo às necessidades de uma sociedade carente dos valores que acreditamos que o Carisma Franciscano pode oferecer”, destacou Frei Daniel.
As atividades de formação na perspectiva franciscana serão realizadas com encontros presenciais e remotos. “Formações como esta, promovidas pelo programa CHAVE, são fundamentais para que nossos líderes considerem diversas perspectivas para fundamentar suas decisões dentro da missão franciscana. A USF está comprometida com a melhora contínua, que é fundamental para o crescimento e sucesso de nossa instituição”, explicou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.
Após a palestra, a professora Marcia ressaltou a importância de todos refletirem sobre a missão franciscana na Universidade: “Quando o senhor nos apresenta São Francisco como um ser que caminhou por este plano terrestre, assim como nós, mas encontrou um caminho de luz que continua a nos iluminar mais de 800 anos depois, ele nos inspira e mobiliza. O senhor nos oferece a oportunidade de refletir profundamente. Talvez a primeira reflexão que podemos fazer seja: inspirados e atravessados pelo Carisma Franciscano, que tipo de líder eu sou? Avançando um pouco mais e aprofundando essa reflexão, podemos nos perguntar: que tipo de líder eu posso ser? E, talvez, dando um passo além, ainda mais ancorados em nossa missão e nos valores franciscanos, podemos nos questionar: que líder eu devo ser para realmente fazer a diferença?”, afirmou.
O encerramento foi realizado pelo diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti. “Fazemos parte de algo grande e relevante. Isso é poderoso, não apenas porque tem raízes antigas, iniciadas no século XII ou XIII, nem só porque abrange diversas frentes. Enquanto estamos aqui, atuando na educação, há pessoas trabalhando na comunicação, em Angola, na Amazônia, na periferia de São Paulo, em paróquias e santuários. A relevância de tudo isso reside em um centro muito claro: as pessoas. Todas essas obras têm, única e exclusivamente, o objetivo comum de ajudar as pessoas a se desenvolverem de maneiras diversas. E para nós, isso é algo muito lógico, é o que fazemos todos os dias ao receber um aluno”, concluiu o professor Renato.