Vida Religiosa Consagrada: Sinal Luminoso!

976

“Nossa Senhora vai por entre o povo, à luz do sol, à luz das profecias; leva nas mãos o seu Menino lindo, no coração Vida Religiosa Consagrada certezas e agonias”

Na memória da Apresentação de Jesus, celebramos o Dia Mundial da Vida Consagrada. É um momento especial para agradecermos o dom da vocação e renovarmos o SIM dado no seguimento de Jesus Cristo, Obediente, Pobre e Casto, convictas de que “Aquele que nos chamou é fiel” (1Ts 5,24). É uma oportunidade para retomarmos nosso itinerário vocacional, como um caminho mistagógico, celebrando com gratidão a presença amorosa de Deus em cada passo de nossa vida-missão.

O evangelho da festa da Apresentação nos mostra Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo como “Luz para iluminar as nações” (Lc 2,32). Com Ele, a vida consagrada é chamada a ser no mundo um sinal luminoso. Reconhecendo esse dom, com Maria, apresentamos hoje ao Senhor todas as vidas consagradas a serviço do Reino, aquelas que na multiplicidade de carismas mantêm acesa a chama da esperança, compartilhando a vida, as alegrias e dores, os sonhos e esperança com o povo pobre.

Recordamos, com carinho e gratidão, todas as irmãs catequistas franciscanas que doaram e continuam doando suas vidas com simplicidade, disponibilidade e alegria, no serviço da educação e catequese, cuidando, defendendo e amando a vida, nos diferentes espaços e realidades onde estamos inseridas. “Somos enviadas, como mulheres, a colocar-nos a serviço da vida” (CCGG 37).

E em comunhão com todas as pessoas consagradas, reafirmamos nosso compromisso de “cultivar a mística profético-sapiencial; ouvir o clamor dos pobres e da terra; fomentar a intercongregacionalidade, a interculturalidade e a partilha dos carismas com leigas/os; promover relações humanizadoras e atenção diferenciada a cada geração na VRC”.(Prioridades da CRB, Triênio 2019-2022).

Irmãs, como peregrinas, vigilantes guardiãs da vida, continuemos a caminhada missionária semeando esperança, alimentadas pela espiritualidade francisclariana e pela presença solidária e profética junto aos pobres, nas situações de fronteira.

Permaneçamos atentas ao sopro criativo da Divina Ruah, que nos move a buscar e acolher com entusiasmo, confiança e audácia, novos caminhos na vivência do Carisma, hoje.

Na alegria da consagração, sigamos firmes na esperança e ousadas na missão.

Parabéns pelo SIM!

Feliz e abençoado dia da Vida Consagrada!

Irmã Ana Pereira de Macedo – Ministra Geral

Fonte: Irmãs Catequistas Franciscanas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui