Fundação da primeira fraternidade da OFS no Estado do Acre

457

Dias 23, 24 e 25 de setembro, o irmãos e irmãs do Estado do Acre, receberam à visita da Ministra Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil – OFS, Maria José (Zezé), bem como outros irmãos do Conselho Nacional da OFS, para a realização da Profissão de 11 irmãos e irmãs, a Ereção Canônica da Fraternidade São Pio de Pietrelcina e Capítulo Eletivo do novo Conselho local. Momento tão aguardado pelos queridos irmãos e irmãs.

E pela graça de Deus, iniciou-se na sexta-feira, 23 de setembro, Memória do Padroeiro da Fraternidade: São Pio de Pietrelcina, com Missa presidida pelo Frei Henrique OFM Cap. Em seguida, foi oferecido o jantar, terminando numa roda de apresentações e conversas, quase que a antecipação do convívio fraterno.

Já no sábado, 24, foi um dia intenso de oração, reflexão, formação, partilhas, ensaios para a Profissão e um alegre convívio fraterno.

E Domingo, 25 de setembro de 2022, dia em que a Igreja no Brasil celebra o dia da Bíblia, e nós, filhos e filhas de Francisco, o 1° dia da Novena à São Francisco de Assis. É bem verdade, que na manhã do Domingo, a fumaça diminuiu, o céu voltou a ficar azul e a Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco – Acre em festa pela Ereção da primeira Fraternidade Franciscana Secular no Estado do Acre.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Assistente Espiritual Nacional Frei Henrique Ferreira do Santos, OFMCap, concelebrada pelo Secretário Custodial Frei Ricardo Luiz Farias de Santana, OFMCap, da Custódia São José de Leonissa, dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, e os Padres Manoel de Jesus Monte da Costa, Jorge Luís Herco Figueiroa e Joaquim Guimarães de Araújo, todos da Diocese de Rio Brando.

O Bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertiñez Fernández, OAR e o Ministro Custodial Frei Mário Ivon Ribeiro, OFMCap, não puderam estar presentes, por motivos de saúde e de agenda, respectivamente. Foi uma celebração alegre e com muita emoção de todos nós, os 11 irmãos e irmãs que professaram, Ministra Nacional, Formadora Nacional, Formadora Regional Sul2, Ministro Regional Sudeste III/SP, das Irmãs da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, Irmãs Josefinas e Irmãs de Nossa Senhora, a presença dos irmãos da Ordem Secular dos Servos de Maria – OSSM, membros da Comunidade do Santo Daime (Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte), convidados, familiares e a comunidade da Catedral presentes às 08h.

A Ereção da Fraternidade São Pio de Pietrelcina foi o coroamento de uma caminhada que se iniciou em 2011, quando um pequeno grupo de fiéis teve contato com os Frades Capuchinos da Província de São Paulo, que iniciavam Missão em terras acreanas e manifestaram o desejo de viver a espiritualidade francisclariana. Em 2012, foi feito contato com Conselho Nacional da OFS, mas somente em 2014 houve a designação do Regional Centro/GO, DF e TO) para iniciar a Iniciação e Formação dos irmãos, porém pela distância e problemas internos, o Regional Centro declinou do apadrinhamento da Fraternidade.

A persistência e a vontade de seguir São Francisco foi maior e, com a chegada de novos Frades Capuchinhos da Província do Rio de Janeiro/Espírito Santo e Minas Gerais os encontros de formação e assistência continuaram.

Em 2017, o então Ministro Nacional Vanderlei Suélio Gomes, acompanhado de Frei Wellington Buarque, OFM, em visita à Fraternidade emergente, realizou o rito de Admissão ao Tempo de Formação e o Conselho Nacional ficaria responsável pela Formação, o que não aconteceu por vários fatores.

Com a eleição da Ministra Nacional Maria José Coelho, foi feito o convite para o Regional Sudeste III/SP, que prontamente aceitou e infelizmente com a pandemia do Covid19, a formação foi novamente adiada. Mas, novos tempos, novos métodos, a formadora do Regional Sudeste III, convidou a formadora do Regional Sul2 e juntamente com o Frei José Maria Maia e Lima, OFMCap, através de encontros virtuais quinzenais ao longo de vinte e cinco meses, o conteúdo formativo foi atualizado, aprofundando e amadurecendo as vocações.

A caminhada da Fraternidade São Pio de Pietrelcina é a prova concreta de que quando Deus nos chama, nada impedirá! A ansiedade da Profissão foi sempre serena. Ouvir de formandos: “Eis me aqui”, “Uma das experiências mais significativas de nossas vidas”, “Gratidão pela convivência, pelas partilhas, pela comunhão”, foi um estímulo ainda maior para continuamos nosso serviço na OFS, que sempre foi para o Senhor e o Senhor nos deu uma nova Fraternidade e 11 novos irmãos e irmãs firmes na fé no coração da Amazônia, bem ali no Estado do Acre, terra que lutou para que pertencer ao Brasil.

Parabéns a todos pela perseverança e que a semente plantada em Rio Branco, renda muitos frutos para a OFS do Brasil.

Dos rincões do Acre, a saudação de Paz e Bem, com a bênção e proteção de Nossa Senhora da Seringueira do Acre.

Adaptação conforme: ofs.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui