70 anos da elevação canônica da Província dos Capuchinhos de São Paulo

207

“Testemunho, Profecia e Esperança”, este foi o tema escolhido para celebrar os 70 anos da elevação canônica da Província dos Capuchinhos de São Paulo que aconteceu no último dia 8 de dezembro de 2023 na Igreja Sagrado Coração de Jesus em Piracicaba.

Uma série de eventos marcaram este dia tão especial para a Província, começando pela inauguração do MuroArte, um painel em frente à Igreja dos Frades com as mãos de todos eles estampada e eternizada, formando a imagem de São Francisco de Assis. Muroarte é uma ação coletiva realizada a partir da técnica de Camilo Riani e intervenções do grupo Muroarte em parceria com a PROCASP.

No período da noite, foi celebrada a missa em comemoração aos 70 anos da Província na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Presidida por Dom Frei Carlos Silva, com presença de Dom Egito Soares, Dom Luís Gonzaga Pepeu, Cardeal Celestino Aós e Frei Arcanjo Soares.

Após a celebração, os convidados se dirigiram ao salão da igreja, onde puderam acompanhar a exposição feita especialmente para a ocasião.

Através de uma linha do tempo que resgatou registros fotográficos, foi possível conhecer um pouco da história ao longo dos anos. Cubos foram espalhados pelo salão com fotografias atuais dos frades em suas missões e cotidiano.

Todas as fraternidades foram retratadas por meio de pinturas em aquarela expostas em cavaletes, e em outro ambiente, foi instalada uma mostra destacando o olhar dos frades que ajudaram a construir a Província até os dias atuais. Frases, poemas e letras de música que representam a caminhada dos 70 anos foram espalhadas pelo chão do salão.

A exposição foi idealizada e produzida por Frei Cássio Augusto, Frei José Gomes (Portuga), Frei Caetano de Jesus, Araci Lopez, bibliotecária do Seminário de Piracicaba, e Tiago de Oliveira da equipe de comunicação, com ajuda da PASCOM SP.

Houve ainda um jantar especial em comemoração. Uma noite de muita alegria e partilha entre os irmãos.

Fotos: @kikoruizfotografia

Autor: Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de São Paulo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui