Bem-aventurado Lourenço de Villamagna

1030

Sacerdote da Primeira Ordem (1476-1535). Aprovou seu culto Pio XI no dia 28 de fevereiro de 1923.
O Bem-aventurado Lourenço nasceu em Villamagna, província de Chieti, filho dos nobres Silverio de Mascoli e de Pippa D´Eletto, no dia 12 de maio de 1476.

Ingressou muito jovem no convento franciscano de Santa Maria da Graça, perto de Ortona, e depois de sua ordenação tornou-se um dos maiores pregadores da época. Distinguiu-se pela oração constante e pelo amor divino, do qual era inflamado.

Como pregador e profundo teólogo, apresentou-se em quase todos os púlpitos importantes da Itália. Costumava flagelar-se severamente antes de fazer os seus sermões, que eram tão arrebatadores, que muitas vezes ele e toda a assistência desfaziam-se em lágrimas.

Caminhava sempre a pé e descalço em suas longas viagens por todas as partes da Itália. Um dia, enquanto pregava, inspirado pelo Senhor, exclamou com espírito profético: “Dentro de quinze dias estarei na eternidade, eu em primeiro lugar e depois me seguirão outros de vocês”. Efetivamente depois de alguns dias, foi cometido de fortes dores por causa de uma gota que obrigou a suspender as suas pregações e ficar em repouso. Purificado pela dor, que suportou pacificamente, morreu em Ortona, aos 6 de junho de 1535, aos 59 anos. Seu corpo, depois de alguns anos, foi encontrado incorrupto. Em 1829 foi colocado sob o altar da igreja franciscana de Santa Maria da Graça.

Parece que não se conhece muita coisa a respeito de Lourenço de VilJamagna. “A Vita del Beato Lorenzo da Villamagna”, escrita pelo padre Giacinto d’Agostino (1923), contém extraordinariamente muito pouco com relação aos fatos históricos. Vejam-se também Mazzara, Leggendario Francescano (1676), vol. r, p. 679; Acta Ordinis Fratrum Minorum, 1906, p. 127-130; 1924, p. 21-24; e o decreto da contirmatio cultus [confirmação do culto] em Acta Apostolicae Sedis, vol. XV (1923), p. 170-173.

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui