Covid-19: “Do Convento rezo por ti”, a oração das monjas de clausura

73

Desde o início da pandemia da Covid-19 que têm sido múltiplas as formas de reação e ajuda ao sofrimento provocado pelo contágio do vírus. Juntamente com as muitas ações de solidariedade, a oração tem sido uma ligação global de proximidade, consolo e esperança.

Por todos os que têm necessidade de Deus

Em Portugal, desde o início do estado de emergência, foram várias as propostas de oração e partilha que foram lançadas para aproximar as pessoas ligando-as a Deus. “Do Convento Rezo por Ti” é a proposta de 155 religiosas de clausura, de 13 conventos em Portugal, que rezam por todos aqueles que estão a “minorar o impacto da covid-19” através do seu trabalho.

Ouça e compartilhe

Começou por ser uma iniciativa através da qual as irmãs de vida contemplativa em Portugal se uniam em orações pelos profissionais de saúde, mas alargou-se agora, segundo informa a Agência Ecclesia, “a todos os que ajudam a contrariar a crise sanitária e também a económica e social.

A Irmã Madalena das Concepcionistas de Campo Maior, em declarações à jornalista Ângela Roque da Rádio Renascença, lembra que “esta campanha dirige-se a toda a gente”:

“Esta campanha dirige-se a toda a gente, a todos aqueles que neste momento têm que tomar decisões difíceis, a todos aqueles que sentem grandes dificuldades por causa das consequências provocadas pela pandemia. Pensamos nas famílias, pensamos em todas as pessoas que têm trabalhos simples e que estão mais expostas com todos os riscos que existem para a saúde e de infeção. Pensamos em quem dá emprego, em quem tem que tomar decisões difíceis de manter as pessoas a trabalhar e de criar novas formas criativas de dar emprego. Pensamos em todos aqueles que sentem necessidade de Deus, de uma força e de uma graça especial.”

Confiar no poder da oração

À reportagem da emissora católica portuguesa a Irmã Madalena afirma que continuam a ter especial intenção nas suas orações pelos profissionais de saúde.

“Nós confiamos no poder da oração” – declara a religiosa sublinhando que, por isso, as monjas entregam a sua vida à “vocação de rezar por todos”.

Desde abril que já são centenas os pedidos de oração que chegaram à campanha “Do Convento rezo por ti”. Uma iniciativa das irmãs Concepcionistas de Campo Maior que tem página de Facebook e é através dela que após o preenchimento de um formulário qualquer pessoa pode pedir uma oração. “Uma irmã concreta” rezará pela intenção específica que é pedida.

Recordemos que durante a pandemia têm sido ainda mais intensos os pedidos do Papa Francisco à oração de todos. O próprio Santo Padre teve nos últimos meses importantes iniciativas de proximidade e partilha rezando por todos na dor da pandemia. Verdadeiros momentos de esperança: da oração na praça vazia ao Terço nos Jardins do Vaticano.

Na tarde de 31 de maio estiveram milhões ligados com o Papa, rezando o Terço, numa proximidade de intenções em direto com os santuários marianos espalhados pelo mundo.

O Terço foi rezado com a participação de pessoas atingidas pelo novo coronavírus e o Papa disse no final:

“Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amen”

Laudetur Iesus Christus

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui