Esse sistema não vale – Vida em primeiro lugar!

60


“Este sistema não Vale!” é lema do Grito dos Excluídos deste ano. “Em meio à conjuntura política e econômica do governo e da sociedade, o crime da Vale em Brumadinho teve um peso considerável nessa decisão”, diz nota divulgada pela Pastoral Operária, umas das diversas organizações que coordenam o movimento.

O Grito dos Excluídos acontece em várias cidades do País desde 1994 e é marcado como uma manifestação popular, construída com a contribuição das pastorais sociais, movimentos populares, entidades sindicais comprometidas com causas dos menos favorecidos e onde a vida está ameaçada.

“Frente a isso, as críticas do Papa Francisco ao Sistema econômico, que coloca o lucro acima de tudo que “exclui, degrada e mata” também nos estimula a continuar apontando as mazelas do sistema”, afirmam as entidades. Será a 25ª edição do Grito dos Excluídos, que tem várias atividades, culminando no ato de 7 de setembro.

Os coordenadores do Grito lembram que a Campanha Fraternidade de 2019 tem como tema as políticas públicas, o que “nos faz reafirmar o caminho da luta por justiça, direitos e liberdade”. Organizada pela Igreja Católica, a campanha, que começou no dia 6 de março, “busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro” e discute o papel dos atores sociais nesse processo.

Fontes: Rede Brasil Atual e Arquidiocese de Montes Claros

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui