Franciscanos presentes no V Encontro da APSFV relatam e atentam para a necessidade de maior envolvimento da Família Franciscana ao longo da Bacia do “Velho Chico”

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A Família Franciscana esteve em Januária – MG, de 07 a 09 de junho de 2019, no V Encontro da Articulação Popular da Bacia do Rio São Francisco. Juntos a mais de 109 pessoas de 56 organizações de povos indígenas, quilombolas, geraiseiros/as e catingueiros/as de fundos e fechos de pasto, pescadores/as, pesquisadores/as, pastorais e de grupos urbanos das quatro regiões da Bacia – Alto, Médio, Submédio e Baixo.
A presença franciscana neste meio nos recorda Dom Frei Luís Flávio Cappio, OFM, um dos membros articuladores e inspiradores desta articulação. Todavia, diante da presença franciscana ao longo da Bacia, entre congregações, ordens e movimentos, nós confirmamos e aqui reforçamos a necessidade de maior engajamento, valendo recordar com alegria e esperança “entre poucas experiências, o envolvimento de alguns de nós jovens da Juventude Franciscana (JUFRA) em Penedo-AL, desde 2013, na promoção de encontros com representantes do poder público, protestos e formações, despertando os frades, irmãos e irmãs da OFS e as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras para a temática do Velho Chico ” afirma Washington Lima.


No último encontro, “desafiados e confiantes, junto aos povos, olhamos para trás, para os aprendizados dos 14 anos de luta da articulação, para as dificuldades imensas da atualidade e para os compromissos que assumimos daqui para frente. No horizonte a necessidade de mobilização social mais competente e urgente para avançar na luta pela vida e dignidade dos humanos e da natureza da grande Bacia do Velho Chico.” ¹
‘Voltamos à acolhedora Januária para nos dar conta do agravamento do quadro que passa a Bacia, enfrentado pela São Francisco Vivo desde 2005. Problemas e desafios como a expansão sem limites do agronegócio, da mineração e dos projetos de energia eólica e solar e a ameaça nuclear; o desmatamento dos Cerrados, que acarreta mais assoreamento e diminuição do nível das águas e o avanço do mar na foz salinizando solos e águas; a contaminação geral pelos poluentes das diversas atividades econômicas sem limites, em especial os agrotóxicos e os rejeitos minerários; a grilagem violenta de terras, concomitante à paralisação da reforma agrária e do reconhecimento dos territórios tradicionais; os retrocessos nos serviços públicos de educação (fechamento de escolas rurais e cortes de verbas) e saúde (precarização do SUS) e a anunciada reforma da Previdência, que tanto preocupa os pobres do campo e da cidade. O fracasso da transposição de águas do São Francisco dá mais razão às críticas que fazíamos ao projeto e atesta a penúria do rio. Na síntese de uma jovem participante do encontro: “O Velho Chico pede socorro pois está sendo usado para envenenar seu povo”…’¹


“O avanço das lutas se faz mais exigente desde o crime da Vale em Brumadinho – MG, com seus efeitos terríveis não só para as pessoas e a natureza locais, como também para tudo e todos da ribeira abaixo. A contaminação criminosa da Vale continua impactando as comunidades do Paraopeba até a barragem de Três Marias com as dificuldades do desabastecimento de água potável e a desvalorização e declínio do pescado e outras atividades dependentes do rio, sem que a responsável e as autoridades assumam soluções reais e permanentes. O sofrimento mental nas comunidades afetadas e descrentes se constitui em um grave problema de saúde pública”. ¹
“Desafio ainda maior é não só fazer as lutas mas também disputar a opinião pública a respeito, de modo a reconhecer a fundamental importância de manter vivas as culturas tradicionais ligadas ao rio, a apontar o rumo da saída da crise civilizatória atual, como construção coletiva do sonhado mundo eco-nômica e eco-logicamente de fato sustentável. Sem a adesão e o apoio da cidade, as lutas do campo pela natureza e pela vida de todos tendem ao fracasso”.¹


‘As experiências populares compartilhadas, realizadas no âmbito dessa Articulação, provam que, não obstante todas as dificuldades, a luta vale a pena e que é possível fazer a diferença no rumo do Bem Viver: rios afluentes revitalizados por comunidades ribeirinhas no Alto; os levantes populares em defesa das águas e dos territórios geraiseiros no Oeste da Bahia; a mobilização social mais ampla em vários lugares da Bacia frente à ameaça da lama da Vale e a dos jovens aliados aos indígenas e quilombolas contra a Usina Nuclear no Submédio; a ação das mulheres do Baixo em remover o lixo e conscientizar outros moradores contra a poluição; as parcerias com pesquisadores das universidades públicas nos temas que interessam às lutas populares da Bacia; a mística que move o povo e suas organizações e lutas – “andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá” – e fortalece as esperanças de vencer – “a história não falha… na lei ou na marra nós vamos ganhar”…’¹


Ainda aqui recordamos cada experiência realizada pelos nossos irmãos franciscanos ao longo da história. Cada coração que desperta para esse cuidado e luta.
Assim, “Ao final do encontro, numa bela e tocante celebração às margens do Velho Chico, liderada pelos indígenas, quilombolas e o bispo diocesano de Januária, os participantes em gratidão devolvendo ao rio as águas trazidas de seus lugares de origem, nos comprometemos com a continuidade da Articulação reorganizada. Cada região a seu jeito e com suas prioridades, e todas conectadas nos desafios comuns – como o da lama da Vale – e animadas por um grupo de articuladores/as e alimentadas por uma Rede de Edu-comunicadores/as”.¹
De novo e sempre ecoamos nosso grito de guerra: “São Francisco Vivo – Terra e Água, Rio e Povo”!

-Alguns links dos trabalhos desenvolvidos em Penedo-AL
http://ofmsantoantonio.org/penedo-e-rios-vivos-uma-acao-franciscana-em-prol-da-vida-do-rio-sao-francisco-e-dos-ribeirinhos/
https://jufraneb1.blogspot.com/2019/03/convite-conjuntura-atual-nos-pede.html
http://dhjupic.blogspot.com/2014/01/juventude-em-penedo-al-promove-luta.html
Água para o Velho Chico – Penedo-AL (Brasil).
http://aquiacontece.com.br/noticia/penedo/13/01/2014/protesto-em-defesa-do-rio-marca-procissao-do-bom-jesus-dos-navegantes-de-penedo/67955

¹Trechos da Segunda Carta de Januária


Foto: Da esquerda para a direita:
Zennus – OFS/CIMI
Etelvina Moreira de Arruda – Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação.
Washington Lima – JUFRA/OFS
Marcelo Toyansk – OFMcap
Rômulo Ferreira – JUFRA

Confira a carta na íntegra:

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