Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores está no Brasil

125

Durante todo o mês de junho, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Anthony Perry, estará no Brasil, visitando algumas Províncias e Custódias. Frei Valmir Ramos, Definidor da Ordem para a América Latina, acompanha Frei Michael na visita.

De 2 a 8 de junho, Frei Michael esteve na Província São Francisco, no Rio Grande do Sul. Na Cúria Provincial, ele esteve com os frades idosos e enfermos. No mesmo local, reuniu-se com o Definitório Provincial para partilhar os desafios da Ordem. No dia 4 de junho, o Ministro Geral visitou o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), trabalho social coordenado pelos frades, localizado no subúrbio de Porto Alegre. O CPCA mantém vários projetos para a proteção e desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

No dia 5, Frei Michael encontrou-se com os frades na cidade de Daltro Filho (RS), onde refletiu sobre a identidade franciscana, a missão dos frades hoje e alguns desafios da Ordem diante das rápidas mudanças no mundo e na Igreja. Frei Inácio Dellazari, Ministro Provincial, e os demais frades da tiveram a oportunidade de falar sobre os desafios da Província São Francisco.

No dia 6, retornando a Porto Alegre, Frei Michael celebrou com a Família Franciscana na Paróquia São Francisco e participou de uma confraternização. Além da Ordem Franciscana Secular, estiveram presentes religiosas de outros cinco institutos franciscanos e leigos da Paróquia.

Na manhã do dia 7, Frei Michael visitou o Instituto de Estudos Superiores dos Frades Capuchinhos e a Escola Superior de Teologia Franciscana (ESTEF), onde os frades estudantes fazem sua formação em Teologia e de Espiritualidade Franciscana e onde alguns frades professos dão aulas.

Ao final da visita, Frei Michael celebrou com as Clarissas no Mosteiro de São Damião em Porto Alegre. Em seu aniversário, 7 de junho, o Ministro Provincial celebrou com os frades na Cúria Provincial.

No dia 9 de junho, teve início a visita na Província Santa Cruz, em Minas Gerais. Na manhã de domingo, Solenidade de Pentecostes, Frei Michael celebrou a Eucaristia com os frades da Fraternidade São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte (MG).

À noite, Frei Michael e Frei Valmir participaram de uma confraternização com os frades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Ribeirão das Neves.

Ele permanece na Província Santa Cruz até o dia 14. De 15 a 21 de junho, o Ministro Geral estará na Custódia do Sagrado Coração de Jesus, com sede em Franca (SP), e encerra a visita na Província Santo Antônio, com sede em Recife (PE), entre os dias 22 e 30 de junho.

Fotos e informações: Site da OFM, Província São Francisco e Província Santa Cruz

Fonte: Província Franciscana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui