Frei Michael pede que frades rejeitem mentalidade clericalista

474

Na apresentação do Relatório do Ministro Geral ao Capítulo, Frei Michael Perry falou das realidades e orientações da Ordem hoje e compartilhou seu sonho de uma Ordem fraterna e vital, que promova uma profunda transformação humana, espiritual e social, e que responda ao grito dos pobres e ao grito do planeta.

O Ministro Geral também falou apaixonadamente da necessidade de que nossa Ordem retorne ao modo fraterno original de nosso fundador, e de que os irmãos rejeitem o poder e o privilégio de uma mentalidade clericalista e, em seu lugar, vivam como irmãos menores em oração e missão. Insistiu muito na necessidade de acesso comum a recursos e tratamento igual para todos os irmãos, começando pela aplicação geral de termos mais franciscanos, como “Casas de formação Inicial” em vez de “Seminários” e “Irmãos” em vez de “Padres e Irmãos”.

Além das recomendações do relatório publicado pelo Ministro Geral, Frei Michael destacou a importância da comunicação aberta e do diálogo fraterno entre os irmãos em todos os níveis, e de assegurar que os mandatos do Capítulo sejam aplicados especialmente em nível local.

O desafio do Ministro Geral a todos os irmãos é que todos examinemos nossa vocação hoje, e possamos discernir e traçar o curso de nossa vocação amanhã, para sermos fontes de inspiração, alegria e esperança. Isso inclui estar dispostos a olhar para a realidade ao nosso redor com honestidade, a viver nossa identidade evangélica com autenticidade e a guiar-nos pela fé mais que por medo de tomar decisões proféticas. Especificamente, o desafio inclui a integração da fé e da caridade na vida fraterna cotidiana e na projeção pastoral criativa, que une a Formação, a Missão e a Evangelização, e a JPIC de forma holística.

Como parte de sua apresentação, o Ministro Geral convidou Frei Jaime Campos, diretor do Escritório Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação, para compartilhar sobre os desenvolvimentos de JPIC que são parte integral da vida da Ordem. Isso inclui um centro de formação on-line da Laudato Si’ e a animação de várias iniciativas de JPIC. Frei Jaime enfatizou a necessidade de aprofundar o estilo de vida profético e a identidade carismática da Ordem, com um diálogo permanente em espírito de sinodalidade. Como parte de sua comunicação e compartilhamento de recursos com a Ordem em geral, o Escritório Geral tem seu próprio site em www.ofmjpic.org, assim como o site Revolution Laudato Si’ em www.laudatosirevolution.org.

Os capitulares se reuniram em pequenos grupos de discussão para compartilhar suas respostas ao Relatório do Ministro Geral, e também trabalharam em grupos linguísticos sobre as diretrizes para a Ordem hoje, que encontra seu sentido e direção em Cristo, para a vida do mundo.

Textos e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui