Hotel do Inseto – Irmãs Catequistas Franciscanas

46

Hotel do Inseto

“Louvado sejas meu Senhor, por todas as suas criaturas” (São Francisco de Assis)

No dia 14 de março, no Horto Irmã Eva Michalak, na Casa Mãe da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, em Rodeio Santa Catarina, realizamos a Oficina de construção do Hotel de Insetos com a participação do grupo Gestor do Horto, Irmãs e Noviça da congregação e também dos Frades Franciscanos.

Por que desta oficina?

Atualmente, 40% das espécies de insetos estão ameaçadas de extinção. O principal fator a provocar este declínio é a perda de habitats, devido à agricultura intensiva e à urbanização, seguido das alterações climáticas. Estima-se que daqui a 100 anos poderemos já não encontrar nenhum inseto no nosso planeta.

Como ajudar?

Uma das estratégias está na instalação de HOTÉIS DE INSETOS em áreas urbanas, promovendo dessa forma o aumento da biodiversidade local.

Quais insetos e sua importância?

Os insetos são extremamente importantes não só pela sua diversidade, mas também pela sua influência nos recursos naturais e na agricultura. As abelhas, abelhões, borboletas, moscas-das-flores e escaravelhos são importantes polinizadores, sendo que cerca de 80% das plantas do mundo são polinizadas por insetos. Também alguns insetos são considerados nossos auxiliares, porque ajudam no controle de pragas agrícolas e florestais, como é o caso das joaninhas, crisopas e vespas parasitas.

Os insetos têm ainda um papel importante na regulação das cadeias alimentares e na reciclagem de nutrientes. Apesar da extrema importância que os insetos possuem para os ecossistemas terrestres, a diversidade de insetos vem diminuindo drasticamente.

Foi muito poder ajudar a cuidar dos nossos insetos do bem, que por desconhecermos sua importância, sofrem pelo preconceito de que fazem mal para a plantação, horta, jardim…

Quer saber mais? Acesso o manual abaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui