O calendário dos trabalhos capitulares prevê para primeira semana a apresentação de vários Relatórios, em particular o do Ministro Geral cessante, Frei Mauro Jöhri, que mostrará aos Capitulares a realidade atual da Ordem. Além deste, será apresentado o Relatório do Ecônomo Geral sobre a situação econômica. No dia 3 de setembro está prevista a eleição do Ministro Geral. Nos dias sucessivos os Capitulares examinarão e discutirão a proposta da Ratio Formationis. Na sequência serão eleitos os Conselheiros Gerais da Ordem.
O programa prevê outrossim, a tradicional peregrinação dos Capitulares a Assis, (dia 8 de setembro), bem como uma audiência no Vaticano com o Papa Francisco, (dia 14 de setembro).
A partir de 25 de agosto os Capitulares começaram a chegar de todas as partes do mundo: da Europa, da Ásia, da Oceania, da África, da América do Norte, da América Latina. Dia 26 chegaram outros grupos. Entrementes os frades começam a familiarizar-se com a tecnologia capitular, que este ano será particularmente empenhativa. De fato, nós temos uma grande novidade: os capitulares seguirão os trabalhos através de um tablet, no qual poderão ler nas várias línguas todos os documentos capitulares, seguir a liturgia, participar das votações.
Todos os frades poderão seguir os eventos capitulares através de vídeo, arquivo de fotos e notícias no site: www.capitulum2018.ofmcap.org ou usando o aplicativo da Ordem OFMCap, compatível com as plataformas Android, Apple iOS e Windows.
O Departamento de Comunicações seguirá passo a passo, os trabalhos do Capítulo apresentando textos informativos, fotos e vídeos.
Bom trabalho aos frades Capitulares e a vós todos que nos acompanhais de perto, nos vários sociais network.
Disponível em: http://www.capitulum2018.ofmcap.org/pt/2-uncategorised/183-inicia-se-o-capitulo-geral-dos-frades-capuchinhos
Fotos: Frei Rubens