Nota | Em apoio e solidariedade ao Papa Francisco, Dom Orlando e CNBB

5682

DOWNLOAD

A Conferência da Família Franciscana do Brasil se une a todas as pessoas de bom senso e equilíbrio para manifestar seu apoio e solidariedade ao Papa Francisco, à Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB e a D. Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

O compromisso de nossos pastores para com a verdade e a defesa do bem para o povo de Deus fundamenta-se no Evangelho, portanto, em Jesus Cristo. Na CNBB, temos uma instituição fiel a Igreja e ao Papa Francisco, que busca comunhão também no sofrimento do povo de Deus diante do anúncio do Evangelho e do Ensino Social da Igreja. Uma instituição que “jamais se acovardou diante das mais difíceis situações, sempre cumpriu sua missão merecedora de respeito pela relevância religiosa, moral e social na sociedade brasileira” (Carta Aberta da CNBB, 16/10/21).

Reiteramos o nosso respeito e afeto ao Papa Francisco, nossa solidariedade à CNBB e ao Exmo. e Revmo. D. Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Todos, no pastoreio da Igreja, levados pelo Espírito, escrevem e dizem a partir de tudo o que disse e fez o Bom Pastor.

O salmista, com sabedoria, diz que “sem descanso devemos procurar a paz” (Sl 34/33, 15). São Francisco de Assis nos recomenda: “Assim como proclamais a paz com a boca, assim em maior medida a tenhais nos vossos corações. Ninguém por meio de vós seja provocado à ira ou ao escândalo, mas todos sejam provocados pela vossa mansidão à paz, à benignidade e à concórdia” (LTC 58, 4-5). E, na Regra Não Bulada nos deixa a recomendação: “E em cada casa em que entrarem, digam primeiro: Paz a esta casa” (14, 2). São palavras que convidam para sermos semeadoras e semeadores da paz e da esperança.

A CFFB convoca a todas as Irmãs e Irmãos para, especialmente na Semana da Paz, de 24 a 30 de outubro, unirmo-nos em oração pelo Papa Francisco e D. Orlando Brandes. Em sintonia e orações, juntos, vamos refletir, partilhar e traçar estratégias de ação que nos envolvam na cultura da paz e do encontro, a exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Na Festa do Apóstolo Lucas, que o Senhor nos abençoe e guarde. Volte para nós a sua face e nos dê a paz (cf. BnC).

Brasília, 18 de outubro de 2021

 

Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidente da CFFB


3 COMENTÁRIOS

  1. Nós cristãos,repudiamos qualquer ato de violência.
    Unamo-nos em oração pelo Santo Papa Francisco, pelo Arcebispo D. Orlando Brandes e por toda a igreja.

  2. foi exagerado o pronunciamento do deputado contra a figura Do papa, do arcebispo. porém quando eles se juntam aos métodos da CNBB, em fazer política e política que afronta os ensinamentos da igreja merecem ser criticados. os termos usados são exagerados para qualquer pessoa sendo ou não religioso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui