Peru: bispos lançam site para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

533

A Conferência Episcopal do Peru lançou um novo site em vista da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que será realizada em presença e on-line, em novembro próximo, no México.

Um site intuitivo e fácil de consultar que ajuda os interessados a participar do “processo de escuta”, ou seja, do caminho de preparação da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Na origem do site, informa uma nota, há “o chamado do Papa Francisco para construir uma Igreja em saída, participativa, inclusiva e sinodal”. Por esta razão, o novo site tem dois objetivos: divulgar aos fiéis do Peru “a importância da Assembleia Eclesial” e “incentivar o público, em geral, a participar deste período de reflexão preparatória, a fim de discernir os desafios que esperam a Igreja”.

O material disponível na plataforma foi preparado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), organismo promotor do encontro de novembro, na qual “a realidade dos povos do continente será contemplada e aprofundada, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19, a fim de revitalizar os compromissos pastorais” da Igreja presente na região. Entre os documentos fundamentais inseridos no novo site estão o texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida, Brasil, em 2007; o “roteiro” para o processo de escuta no Peru e as sugestões pastorais para as reflexões temáticas.

A parte multimídia também é central: para ajudar ainda melhor os usuários, a Conferência Episcopal do Peru preparou um vídeo, disponível no YouTube, que ilustra como consultar o novo site, e dois pequenos spots radiofônicos: o primeiro, explica brevemente o significado e a importância da Assembleia Eclesial, enquanto o segundo é “um convite aos fiéis a participarem deste evento da Igreja católica através do processo de escuta”. Todo o material está disponível no link: https://noticias.iglesia.org.pe/asamblea-eclesial-celam/

Agendada de 21 a 28 de novembro sobre o tema “Somos todos discípulos missionários em saída”, a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe foi oficialmente apresentada em janeiro passado. Para a ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo ao Celam, na qual ressaltou que o evento não deve ser entendido como “uma conferência do Episcopado latino-americano como as anteriores”, mas sim como “um encontro do povo de Deus” a caminho, com “leigos, consagrados, consagradas, sacerdotes e bispos”, que juntos rezam, falam, pensam, discutem e buscam a vontade do Senhor. “Que esta assembleia eclesial não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus”, afirmou o Pontífice. “Fora do povo de Deus surgem elites, elites iluminadas por uma ideologia ou outra, e esta não é a Igreja. A Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão”.

Vatican News Service – IP

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui