Rezar o Cuidado. Alimentar a Vocação

718

…e as levou a um lugar à parte, a uma alta montanha (cf. Mt17,1).

Assim aconteceu com as irmãs da Província Santa Clara de Assis, de 25 a 28 de janeiro de 2022, através de um retiro com o tema O Cuidado na Perspectiva Bíblico-Franciscana. O assessor padre Ederson Queiroz da Arquidiocese de Uberaba, MG, egresso da Ordem dos Capuchinhos, é profundo conhecedor da espiritualidade franciscana e conduziu com leveza e profundidade o tão esperado retiro.

Devido ao aumento dos casos de COVID 19 com a variante ômicron, a orientação do retiro aconteceu de forma on-line. Um grupo de 18 irmãs participaram em Laurentino, SC e as demais em suas fraternidades, totalizando 34 irmãs. O assessor fez a cada dia uma reflexão pela manhã e outra à tarde. Textos da bíblia, das fontes franciscanas e do papa Francisco foram indicados para os momentos de oração pessoal e comunitária.

O tema foi desdobrado em subtemas. No primeiro dia motivou a reflexão e oração O mistério da Encarnação: a maior manifestação de “ cuidado” de Deus para com a humanidade. Deus entrou no mundo na fragilidade de um Menino. A partir disso, somos convidados(as) a acolher nossas fragilidades e as fragilidades das irmãs e irmãos para perceber o que Deus nos fala nelas. Descer às nossas fragilidades é se fazer irmã menor.

O Cuidado com os pobres, sofredores e marginalizados: Justiça e Solidariedade foi o subtema do segundo dia. Pe. Ederson enfatizou os fundamentos da pobreza na espiritualidade franciscana. Para Francisco e Clara e consequentemente para nós, a pobreza é entendida a partir da pobreza de Jesus. Nossa solidariedade nasce no olhar do Crucificado. Contemplando o crucifixo de São Damião, poderemos ouvir como Francisco: “ Não vês que a minha casa está em ruínas”. “Vai, reconstrói a minha casa”. Tudo que estiver em ruínas, pode ser reconstruído.

No terceiro dia, refletiu-se e rezou-se O cuidado comunitário: Igreja Sinodal; irmandade entre nós… Sinodalidade é o jeito de ser, viver e trabalhar da Igreja… e nosso. É caminhando juntas/os, escutando juntas a Deus e nos escutando mutuamente, que cumpriremos nossa missão.

Por fim, O cuidado com a Casa Comum motivou a reflexão e a oração do quarto dia. Com o texto da Transfiguração de Jesus, padre Ederson convidou a perceber a transfiguração e a desfiguração em toda Criação.

Na tarde desse último dia as irmãs tiveram oportunidade de partilhar os aspectos que mais marcaram a experiência do retiro e também fazer avaliação. Encerrando o retiro foi feita uma pequena celebração orante, dando ênfase, às seis jubilares presentes ( Irmãs Cesarina Deretti, Irma Tomelin e Joana Traversini , 70 anos; Irmãs Elide Floriani e Inez Corso, 60 anos; Irmã Terezinha Tontini, 50 anos). Foram lembradas as irmãs Ilda Martha Pasquali e Inez Magagnin que não puderam estar, devidos aos cuidados exigidos.

Bendito seja Deus por esses dias de cultivo da vocação a qual o Senhor nos chamou.

Por: Irmãs Ana Cláudia Rocha e Luzia Bertoldi

Fonte: CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui