#TBT | Assembleia Provincial reúne no Rio frades da Província Nossa Senhora dos Anjos

55

Realizado anualmente, o encontro serve para aprofundar as discussões de temas diversos de interesse da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Durante quatro dias frades da Província Nossa Senhora dos Anjos participam da Assembleia cujo tema é “Espiritualidade e Saúde Mental. (Fotos: Emilton Rocha)

Emilton Rocha / Pascom

Durante esta semana – de 19 a 22 de fevereiro – está sendo realizada no Rio de Janeiro a edição 2024 da Assembleia Provincial da Província Nossa Senhora dos Anjos, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o tema “Espiritualidade e Saúde Mental”, a assembleia foi aberta pelo ministro provincial, Frei Arles Dias de Jesus, na Fraternidade São Sebastião.

A propósito do tema, frei Reinaldo Avila de Moura lembra que, até pouco tempo atrás, a pandemia do Coronavírus destruía vidas humanas – e isso é inquestionável – abalando a humanidade até os dias atuais. Daí trabalhar a temática da saúde mental é muito importante para todos nós.

O psicólogo Frei Fernando de Araújo Lima, OFM, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que tem um vasto currículo, foi convidado para assessorar os trabalhos. O frade fez Bacharelado e Formação de Psicólogo no Instituto de Psicologia da UFRJ, é especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da UFRJ. Ministra Psicologia Pastoral e Administração no instituto Teológico Franciscano (ITF) e é Procurador Educacional Institucional junto ao MEC, Orientador Psicopedagógico e Ouvidor na mesma Instituição de Ensino Superior.

Segundo frei Reinaldo, além da saúde mental e outros assuntos, um dos mais importantes “é relacionado à formação dos novos frades, tema de grande relevância e que interessa a todos nós, onde se inclui uma atenção especial para os que estão chegando. Se bem pensarmos, todos nós estamos sempre em processo de formação a qual termina só com a morte” – explica.

Na quarta-feira, Frei Fernando explicou em sua palestra “Transcendência” que “transcender é uma necessidade fundamental do ser humano, até por sermos feitos à imagem e semelhança de Deus. Nós não nos contentamos com as coisas em si, querendo sempre entendê-las, e qual o sentido que isso tudo tem? Qual o sentido da existência? Isso é uma semente que Deus colocou em nós, a sua imagem e semelhança de podermos transcender, de podermos querer descobrir o sentido da existência e sentir também uma direção da existência que, afinal de contas, tudo nos dirige a Deus. Então, essa transcendência é o que nos move na verdade” – disse.

Frei Fernando de Araújo Lima, OFM, psicólogo (à esq.) e frei Arles Dias de Jesus, provincial.

“A nobreza do nosso espírito, pela graça de Deus, para sempre estarmos em direção a Ele e ao outro” – continua – “porque toda pessoa nos transcende, toda pessoa é além de mim, então nessa busca de estar em comunhão com Deus, que é além de mim, nesta busca de estar em comunhão com o outro, que é além de mim, é que eu vivo a minha transcendência. Então, o contrário da transcendência é o egoísmo, que nos faz implodir em nós mesmos”, acentuou.

Para frei Arles, os principais assuntos que são tratados no encontro são, primeiramente, o momento formativo, que trabalha a questão da espiritualidade e saúde mental; os assuntos da província, que giram em torno da formação permanente, sobre a formação inicial e como está sendo a formação dos formandos; após, nos ocuparemos da formação permanente que é a continuidade da formação dos frades; trataremos também da questão do apostolado (vida pastoral, missão da província, o que pensa a Ordem etc) e, finalmente, a questão administrativa, aí incluídos a situação econômica, o cuidado do bem, o patrimônio da província, os ecônomos, os momentos formativos etc.

– Eu vejo esses encontros, como a Assembleia Provincial, o Retiro Provincial e o Capítulo como a dinamização do cultivo da nossa vida, da nossa espiritualidade e do nosso apostolado. Tudo isso são momentos formativos – diz.

Fonte: igrejadoscapuchinhos.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui