Terceira Semana do Revigoramento Franciscano 2024

84

A 3ª semana do Revigoramento Franciscano foi permeada por grandes vivências do Carisma. Iniciou no domingo, dia 17, com um passeio do grupo em Barra Bonita/SP, com a missa celebrada por Frei Alex, OFM, no barco. Alguns passageiros se uniram ao grupo e também à tripulação e toda natureza foi envolvida nesse momento celebrativo. Seguiu com a presença fraterna e sábia do discretíssimo e gentil frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, a entusiasta Rosana Padial, OFS e a alegria contagiante do frei Florival Mariano Toledo, OFM.

Frei Fidêncio abordou o tema Ressignificando nossa Vida Consagrada Franciscana no contexto atual. Deu início a sua fala recordado os dois grandes modelos iluminadores de nosso trabalho de ressignificação no seguimento de nosso mestre e Senhor Jesus Cristo: Francisco e Clara de Assis. Desde o princípio de suas conversões não abriram mão dos valores fundamentais que entenderam como inspiração divina. São Francisco e Santa Clara se colocaram à escuta da Palavra de Deus e a partir desta, em oração, fizeram o discernimento de sua vida pessoal, organizando a vida comum e em comunhão com a igreja. Pela consagração, confessamos a Trindade, mistério de amor, e nos propomos carregar esse amor até às últimas consequências.

Devemos nos deixar olhar por Deus e lançar esse olhar para frente, para aqueles que vão viver essa vida depois de nós. Olhar com gratidão o passado, viver com paixão o Presente e abraçar com Esperança o futuro.

Os consagrados e consagradas devem ser peritos de comunhão no mundo de hoje, viver com paixão o presente e assumir o processo dinâmico e criativo de ressignificação à medida que caminham em comunhão com a Igreja.

Ressignificar a Vida Consagrada é acolher o sonho de nossos pais espirituais e transformá-los em profecia, é fazer Renascer o encontro com Jesus como Ele é: pobre, casto e obediente. Como ser instrumento de paz nesse mundo tão polarizado? Ressignificar a Vida Consagrada é dar novo sentido às mudanças, deixar a zona de conforto e apegos e recomeçar.

Já a oficina de Dança Circular e Bordado, dinamizada pela Rosana Padial, partiu do princípio de que quem anda, dança e quem alinhava, borda. O corpo em movimento ativam as atividades cerebrais. A dança circular contém passos simples e é carregada de simbolismo e ajuda a experimentar, avaliar, refletir a nossa presença de franciscanos no nosso tempo. Somos frutos da história bordada, costurada e caminhada por homens e mulheres de fé que nos precederam nessa caminhada. A semente de amor bordada na oficina é uma marca profunda da presença nesse revigoramento costurada com a história de vida de cada um.

Frei Florival abordou o tema: O canto franciscano na vida e na liturgia. Ativou nossa memória com um trecho do filme O som do Coração. Para dinamizar os trabalhos contou com a colaboração dos auxiliares e amigos, vindos de Vila Velha/ES, o músico Rômulo Madureira e Gabriela Spalla. Em sua apresentação lembrou que Francisco de Assis se reconheceu o cantor do Evangelho e convidou os participantes a entrar na poesia da Mística da música franciscana e deixar que a poesia e a música tenham um encontro efetivo e afetivo para acordar a memória do coração.

A música está em todo lugar; o espírito franciscano é o espírito que gosta de cantar. Canta para Deus! É expressão de amor em cada detalhe. A canção franciscana é fusão de alma e matéria. A espiritualidade do canto é investir nas pessoas promovendo a leveza e a Alegria da vida franciscana. As orações e celebrações preparadas com cuidado e amor têm o objetivo de renovar a esperança e a graça do encontro com as origens.

Francisco sempre voltava à Porciúncula, lugar que mudou tudo na sua vida e hoje nos convida a intensificar nossa adesão à Mãe de Jesus. Devoção simples sem amedrontar ninguém, mas próximo ao Coração de Jesus. Ensinou ainda muitos exercícios para ativar e melhorar o desempenho dos participantes na hora do canto e no cuidado com a voz.

Nossos mais sinceros agradecimentos a essas pessoas fantásticas que abriram novas perspectivas para nossa Vida Consagrada.

Irmã Rita Saturno
Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição

Irmã Maria da Cruz de Oliveira
Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui