Três novos diáconos para a Missão de Angola

857

Frei Aloísio Paulo A. dos Santos – A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, a partir deste domingo dia 15 de abril, passou a contar com a colaboração de três diáconos. Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei João Alberto Bunga e Frei João Baptista Chilunda Canjenjenga deram mais um passo em direção ao sacerdócio e receberam, pelas mãos do bispo diocesano de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, o primeiro grau do Sacramento da Ordem. A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Mulenvos, em Viana. Estavam presentes os confrades de Malange juntamente com alguns seminaristas. Também vieram os confrades de Kibala com os postulantes e os confrades do Palanca.

Muita gente de outras paróquias, principalmente da Paróquia São Lucas, do Palanca, Luanda e da Paróquia Santos Mártires de Uganda de Malange. Também um grande número de religiosos e religiosas, como também os familiares dos confrades ordenandos.

Dom Joaquim iniciou a celebração acolhendo a todos e relembrando que é uma grande festa para a Diocese e, principalmente para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que recebe tal celebração, pois são as primeiras ordenações que ali acontecem.

Dentro de um espírito de alegria próprio do Tempo Pascal, a celebração, animada pelo coral com batuques e danças, foi conduzida com tranquilidade, propiciando oportunidade de oração e reflexão em torno da temática do serviço na ótica cristã. Como lema da ordenação diaconal, os confrades ordenandos escolheram a passagem do Evangelista João que diz: “Fazei Tudo o que Ele vos Disser” (Jo 2,5).

Em sua homilia, Dom Joaquim, que pertence a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, disse que o sacramento da Ordem é sempre uma manifestação concreta do amor de Deus. E frisou que nós, franciscanos, temos que, através do testemunho de vida, levarmos ao mundo a alegria que foi tão pregada e vivida por São Francisco de Assis. Hoje, mais do que nunca, Angola e o mundo precisam de mais alegria.

Depois de transcorrido o rito de imposição das mãos, momento central da celebração, Frei Ermelindo, Frei João Alberto e Frei João Baptista foram revestidos com a estola e a dalmática, vestes próprias do diácono. Em seguida, receberam das mãos do bispo o Evangeliário, manifestando seus compromissos com a proclamação e a Palavra de Deus.

Em seus agradecimentos, o neo-diácono Frei Ermelindo em nome dos ordenandos não escondeu a alegria e a satisfação em assumir mais esta missão que o Senhor lhe confia e agradeceu ao bispo e a Frei José Antônio, presidente da Fundação, aos familiares, religiosos e religiosas e a todo o povo que ali estava.

Frei Ermelindo continuará trabalhando na Fraternidade Monte Alverne em Malange como orientador no Seminário. Frei João Alberto estará na Fraternidade São Francisco de Assis como vice-mestre dos professos temporários e a serviço dos projetos sociais. Frei João Baptista exercerá seu ministério junto à Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos como ecônomo e a serviço dos projetos sociais.

 

Fonte: http://franciscanos.org.br/?p=156788

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui