Caderno de Conflitos na Amazônia: trazer a verdade do que acontece no campo

449
Apresentação Caderno de Conflitos na Amazônia

Já se tornou costume que a Comissão Pastoral da Terra (CPT), elabore o Caderno de Conflitos, e nesta segunda-feira, 20 de setembro, foi apresentado o Caderno no Seminário São José de Manaus, focando na realidade da Amazônia, que concentrou o 62,4% dos conflitos por terra em 2020.

Foi o momento para fazer memória daqueles que tem construído a história da CPT, daqueles que doaram e doam sua vida na defesa dos mais pobres, segundo lembrou dom José Ionilton Lisboa de Oliveira. O presidente da CPT denunciou que são violências que ficam escondidas, que não são divulgadas pela grande imprensa; também não são divulgadas pela mídia de inspiração católica. O bispo da Prelazia de Itacoatiara lembrou a importância que tem os dados recolhidos no Caderno de Conflitos como fonte de pesquisa de muitos estudiosos, mostrando vários exemplos disso.

Dom Leonardo Steiner destacou que o Caderno de Conflitos é “uma maneira de guardar a memória do conflito, das mortes, mas também trazer sempre de novo a verdade do que acontece no campo”. Segundo o arcebispo de Manaus, “o que acontece por trás das mortes e dos conflitos, existem sempre interesses, que não são interesses justos, são interesses apenas econômicos e que vão lançando as pessoas numa situação cada vez mais difícil”.

Dom Leonardo lembrou que “a CPT tem sido uma presença pacificadora, mas também uma presença denunciadora, uma presença profética, uma presença do direito que as pessoas tem, e o direito de ter uma vida digna”. O arcebispo fez um chamado a que “nós possamos sempre caminhar, com coragem e esperança, sem nos desanimar demais”. Ele afirmou que “a pesar do conflito ter crescido muito, e estarmos em uma situação política difícil, não podemos perder a esperança”.

Caderno de Conflitos na Amazônia

A CPT e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), segundo lembrou dom Edson Damian, nasceram no período da Ditadura, sempre andaram demãos dadas e sempre mantiveram a sua postura profética. São duas pastorais que “nasceram para defender os mais pobres, os mais massacrados do nosso país, os povos indígenas e os trabalhadores do campo”, segundo o presidente do Regional Norte 1 da CNBB, que mostrou seu apoio ao trabalho da CPT.

O coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus denunciou a impunidade no Brasil, que é grande, também naquilo que faz referência à questão da terra, e que tem provocado a instalação de políticas de morte. O padre Geraldo Bendaham destacou a importância de a apresentação do Caderno de Conflitos acontecer lá onde são formados os futuros presbíteros do Regional Norte 1, e que eles tenham sensibilidade para perceber as dores da Amazônia e de seus povos. Finalmente, ele insistiu em manter a alegria que nos leva a não desistir da luta.

O deputado federal José Ricardo Wendling ressaltou a importância do Caderno de Conflitos como fonte de pesquisa, inclusive para muitos parlamentares na Câmara dos Deputados em Brasília. O deputado, que faz parte do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Manaus, destacou a importância das políticas públicas para garantir direitos em todos os campos. Ele denunciou alguns projetos no Congresso Nacional, tramitados com grande rapidez, que visam a retirada de direitos dos povos tradicionais e os indígenas.

A Amazônia é uma região com grande quantidade de terra em disputa, segundo relatou Zezinho Iborra, da Articulação da CPT na Amazônia. Os indígenas e as comunidades tradicionais são os mais atingidos por esses projetos, consequência do avanço da fronteira agrícola. Quem provoca mais conflitos é o Governo Federal, os fazendeiros e os grileiros. São conflitos que tem atrás questões antropológicas, segundo Willas Dias, quem destacou a importância de que o mundo possa olhar para a Amazônia como caminho para resolver os conflitos que estão acontecendo.

São conflitos presentes na Amazônia, em todos os cantos, como foi testemunhado em exemplos concretos: no Rio Abacaxis, em Parintins, Lábrea, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Careiro, que mostram as ameaças que sofrem os povos e um bioma cada vez mais decisivo para garantir o futuro do Brasil e do Planeta.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui