Curso de Formadores da Conferência Brasil e Cone Sul tem etapa presencial em Petrópolis

266

Teve início, no dia 3 de julho, a etapa presencial do Curso para Formadores da Conferência Franciscana do Brasil e Conesul. No domingo, os 26 formadores participantes do curso chegaram a Petrópolis (RJ) e foram acolhidos pela Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, para iniciar duas semanas intensivas de formação e troca de experiências. Deve-se notar que a presença de 2 irmãos da Província da América Central também é uma grande alegria.

Iniciamos com a Eucaristia presidida por Frei Daniel Fleitas, presidente da Conferência, que primeiro nos convidou a dar graças por este espaço que é chamado a ser um espaço para continuar construindo a comunhão fraterna e a colaboração mútua entre as entidades da Conferência.

Ele também incentivou os irmãos a valorizar, cuidar e aproveitar essa mediação do curso, pois em nossa primeira assembleia como Conferência realizada em março do ano passado e em diversas instâncias de encontros em nível de Conferência, o desafio e a necessidade da formação de formadores surgiu como prioridade e urgência.

Este curso começou no final de abril no modo virtual e continuará até novembro. Nasceu com o duplo objetivo de ser, por um lado, um espaço de escuta, atenção aos formadores, troca de experiências entre eles e, ao mesmo tempo, tentar fornecer ferramentas práticas para a tarefa formativa na vida das casas de formação.

A partir das dimensões antropológica/psicológica, bíblica, teológica e da espiritualidade franciscana, abordamos de forma integral os atuais desafios formativos. Somos muito gratos por ter criado este novo espaço na Conferência e esperamos poder continuá-lo e qualificá-lo cada vez mais, para o bem dos jovens frades e para o cuidado fraterno e formação permanente dos formadores.


Frei Fernando Ferrario, ofm, Secretário de Formação e Estudos da Conferência do Brasil e Cone Sul.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui