Estamos todos em nossos países e comunidades mergulhados na pandemia do COVID-19. Não está sendo fácil enfrentar as dificuldades, desde seu início em março de 2020. A pandemia desvelou a realidade de exclusão e de vulnerabilidade de muitas pessoas diante da crise sociopolítica e econômica. A crise está sendo provocada e agravada por um sistema pensado para excluir os direitos básicos das pessoas, em que algumas se enriquecem cada dia mais, às custas das maiorias que se empobrecem e que são, cada vez mais, exploradas.
As medidas protetivas contra o contágio pelo coronavírus, em especial a de isolamento social, fez com que o curso preparado para ocorrer em 2020 fosse cancelado. Em seu lugar, foram realizadas duas lives temáticas: uma sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 e outra, sobre os povos originários, com suas lutas e resistências diante da situação criada pela pandemia e da necessidade de enfrentá-la.
O curso 2021 terá como tema Diálogo inter-religioso e saúde: conhecer e respeitar as tradições e práticas ancestrais, com foco nas religiões dos povos indígenas, nas religiões de matriz africana e na Umbanda.
Ressaltamos que os subtemas do curso de 2021 foram adaptados para este momento histórico em que vivemos. Ou seja, além da reflexão sobre a importância do reconhecimento das diferentes religiões, numa relação de horizontalidade e igualdade, portanto, sem discriminação com quem pensa diferente de nós, ouviremos as pessoas sobre as formas encontradas para sobreviver à pandemia, com um mínimo de dignidade. Neste campo, também temos experiências de solidariedade para com as pessoas mais vulneráveis diante da crise que atingiu especialmente as mais pobres.
Assim, o Curso de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de 2021, oferece a possibilidade de reflexão sobre a situação vivida pelas pessoas de religiões indígenas, de matriz africada e da umbanda. A reflexão teórica oferecida pelo curso, vem acompanhada de relatos de práticas significativas dessas comunidades religiosas, para se conseguir estabelecer redes de solidariedade entre as pessoas para a superação das dificuldades encontradas em tempos de pandemia pelo COVID-19.
O curso, embora no formato online, procura manter os principais elementos da Metodologia da Educação Popular, oferecendo espaço para a vivência da mística, para a partilha de práticas e aprofundamento de conteúdos, para estudos sobre a realidade e momentos de encontros em pequenos grupos virtuais, além da sistematização dos conteúdos e de experiências dos cursistas.
INSCRIÇÕES
Inscrições pelo site do CESEEP.
Valor: R$ 200,00 (duzentos reais – Brasil) ou US$ 40 (quarenta dólares – demais países)
Informações:
E-mail: ecumenismo@ceseep.org.br; ceseep@ceseep.org.br
Telefone: CESEEP: (+55 11 3105-1680) / Celular Cecília Franco (coordenadora do curso): (+55 11 99587-1394)