Espírito de Damieta: Família Franciscana do Ceará reunirá líderes religiosos para celebrar os 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão

70

Há 800 anos realizava-se o histórico encontro entre São Francisco de Assis e o sultão do Egito, AL-Kamil, um pilar na esteira do diálogo inter-religioso islâmico-cristão.

Era o ano de 1219 quando Francisco de Assis, em meio às Cruzadas e ao clima de violência e conflito delas decorrente, decidiu dar a sua contribuição para promover a paz, com a bênção e permissão do Papa Honório III. Assim, enquanto as duas margens do Mediterrâneo eram marcadas pelo ódio, o “Pobre de Assis” foi a Damietta, a poucos quilômetros de distância do Cairo para conversar com o Sultão do Egito Malik Al-Kamil, fazendo com que o Evangelho se encontrasse com o Alcorão. Um gesto inesperado, forte nas intenções e implicações, mas que permaneceu por muito tempo “pouco glorioso”, sendo considerado até mesmo pela maioria como um fracasso.

Mas desejo do próprio Francisco de Assis em ir até os muçulmanos, sem bolsa nem alforje, com a única arma do respeito, que se coloca como caminho ainda hoje para buscar o entendimento e harmonia entre Oriente e Ocidente. O Pobrezinho de Assis, com sua visão de evangelização e com suas ações, faz parte de toda outra lógica, desconhecida na época, e acaba até mesmo por prever a derrota aos cruzados.

É para recordar esse episódio de magnanimidade que, neste ano, por iniciativa do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Conferência da Família Franciscana do Ceará (CFFB/CE), um encontro com as grandes religiões e igrejas pretende relançar a mensagem universal do compromisso comum pela paz.

O encontro acontecerá no dia 21 de setembro, às 19h30, dentro da programação da Assembleia da CFFB do Ceará, na Igreja de Santa Rosa de Viterbo (Av. da Universidade, 1896 – Centro – Fortaleza/CE) e reunirá líderes de diversas religiões e igrejas. Representantes do Islamismo, Judaísmo, Budismo, Espiritismo, Candomblé, Umbanda, Religiões Indígenas, e de mais de 10 igrejas cristãs confirmaram presença. Será uma celebração aberta a toda comunidade e ao mesmo tempo um acontecimento histórico em Fortaleza.

Que este encontro seja propício, como o exemplo de São Francisco, a trabalharmos em prol do diálogo e da paz. Que nosso amargo diante da indiferença possa se tornar doçura e fazer com que o mundo seja cada vez mais repleto de amor, paz e alegria.

Para mais informações, podem entrar em contato pelo telefone: (85) 99903-5049 ou pelo e-mail: freilorrane@gmail.com.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui