Estudo exegético-pastoral da Carta aos Efésios

278

Estudo exegético-pastoral da Carta aos Efésios

As aulas serão realizadas as terças-feiras, nos dias 08, 15, 22 e 29/08/2023, de forma remota, através da ferramenta Google Meet, de forma síncrona.

Horário: 19h30 as 21h30.

O pagamento do curso será em uma parcela de R$ 60,00, no ato da inscrição.

Objetivos

Principal: Resgatar as linhas mestras da carta como propostas fundamentais para uma Igreja em saída, solidária e sinodal.
– Objetivos corolários:  Correlacionar as teses da carta com o pensamento paulino;  Refazer o caminho da centralidade cristológica em todo o plano da salvação;  Posicionar os temas da Carta no contexto hermenêutico atual para fortalecer a humildade e a unidade dos cristãos.

Ementa

Introdução a Éfeso no contexto helenístico-romano; a filosofia, a religiosidade, os mitos e as correntes religiosas. Situação da Carta dentro do contexto neotestamentário. Plano da Carta e propostas teológicas. A centralidade de Cristo como único mediador e a Pedra angular de todo o edifício que é a Igreja. Os imperativos cristãos para uma nova vida no perdão e no amor.

Conteúdo Programático

Introdução ao ambiente da carta, geografia e contexto de Éfeso no mundo helenístico da Ásia Menor; Exegese do hino cristológico e o plano da carta; A pré-destinação e o plano includente da pedagogia de Deus, em Jesus Cristo; As exigências cristãs para tornar-se novas criaturas em Cristo e a relevância da vida nova para a Igreja e sociedade.

INSCREVA-SE

Fonte: itf.edu.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui